O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta quarta-feira (8), no ato em memória aos ataques golpistas às sedes dos Poderes em 8 de janeiro de 2023, que os responsáveis pela depredação serão punidos. Ele falou em ser intransigente na defesa da democracia.
LEIA TAMBÉM: Lula reapresenta relógio do século XVII e vaso danificado nos ataques golpistas
“A democracia precisa ser cuidada com todo o carinho e vigilância por cada uma e cada um de nós sempre e sempre. Sempre seremos implacáveis contra qualquer tentativa de golpe. Os responsáveis pelo 8 de Janeiro estão sendo investigados e punidos”, declarou o presidente da República. “Ninguém foi ou será preso injustamente. Todos pagarão pelos crimes que cometeram, todos. Inclusive os que planejaram o assassinato do presidente, do vice-presidente da República e do presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Terão amplo direito de defesa, e terão direito à presunção de inocência”, afirmou
CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER
Lula também declarou defender a liberdade de expressão, mas que não se pode ser tolerante com discursos de ódio. O presidente afirmou ainda que é dia de dizer que a democracia está viva, e que não haverá mais ditadura.
Ele também declarou que a democracia “só será plena” quando todos tiverem acesso a educação e saúde. Lula ainda mencionou a volta das obras de arte depredadas durante os ataques. “Se elas foram restauradas e devolvidas ao Planalto, é porque a democracia venceu”, completou.
ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP
Forças Armadas
O presidente da República disse também, em ato alusivo aos dois anos dos ataques golpistas às sedes dos Poderes em 8 de Janeiro de 2023, que é possível construir as Forças Armadas com o propósito de defender a soberania nacional.
Ele agradeceu ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, por ter levado os comandantes militares ao evento.
“Quero agradecer o ‘Zé Múcio’, que trouxe os três comandantes das Forças Armadas para mostrar a esse país que é possível a gente construir as Forças Armadas com o propósito de defender a soberania nacional”, declarou o presidente da República.
Lula está tentando reconstruir sua relação com as Forças Armadas no atual governo. Há forte influência bolsonarista no meio militar.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags