Beneficiado com a saidinha de Natal, um apenado do regime semiaberto sequestrou um aposentado, roubou o dinheiro que a vítima tinha no banco e transitou com o refém no porta-malas por três cidades do Vale do Sinos, durante mais de três horas, entre a manhã e tarde desta segunda-feira (8). O condenado e um comparsa acabaram sendo presos pela Brigada Militar com uma pistola e munições.
O aposentado de 57 anos foi rendido por dois assaltantes, às 9 horas, na Rua Pinto Bandeira, bairro Scharlau, em São Leopoldo. Ele recém tinha recebido o benefício previdenciário. Um criminoso passou a dirigir o carro da vítima, um Fiat Argo preto, enquanto o outro ameaçava com arma e agredia o aposentado para fazer transferências bancárias.
Ao se convencerem de que já tinham tirado todo o dinheiro, em torno de R$ 4 mil, colocaram o refém no porta-malas e continuaram rodando pela região. Circularam por Novo Hamburgo e levantaram suspeitas na RS-239, em Sapiranga, quando pararam em uma tenda à margem da rodovia e arrancaram em alta velocidade. Depois, estacionaram em um posto de combustíveis com um pneu furado.
“Perdemos”
Avisada da movimentação estranha, a Brigada Militar encontrou o veículo em uma rua próxima, no bairro Oeste, por volta das 12h30. Dois homens trocavam pneu. Até então, não havia informação sobre roubo e sequestro. Ao perceber que seriam abordados, os bandidos se renderam. “Perdemos”, disse um deles, avisando que tinha uma vítima no porta-malas. O refém estava debilitado e com lesões.
Assaltantes de carreira se atrapalharam com pneu
Os policiais constataram que um assaltante, de 46 anos, é apenado do regime semiaberto. Ele foi favorecido com a saidinha de Natal no dia 23 de dezembro e não retornou ao Instituto Penal de São Leopoldo. O comparsa, de 34 anos, também tem extensa ficha criminal. Os dois foram autuados em flagrante na delegacia de Sapiranga. Os nomes não são informados por conta da Lei de Abuso de Autoridade.
A pistola calibre 9 milímetros apreendida com a dupla, da marca Taurus, estava com numeração intacta e municiada. A procedência será investigada. Os assaltantes tinham ainda um rádio transmissor na frequência da BM.
Os criminosos se atrapalharam com o pneu. Com dificuldade para trocar, perderam o rumo. O aposentado percebeu, do porta-malas, que chegaram a transitar por estradas rurais. Ele acredita que seria libertado em seguida, pois já tinha dado tudo o que tinha em dinheiro.
LEIA TAMBÉM