abc+

BEM-ESTAR ANIMAL

VÍDEO: Mais de 50 araras são resgatadas de maus-tratos em Novo Hamburgo

Animais estavam em um criadouro que funciona desde 2001 no município

Juliano Piasentin
Publicado em: 12/09/2024 às 16h:31 Última atualização: 13/09/2024 às 09h:40
Publicidade

Mais de 50 araras foram resgatadas na manhã desta quinta-feira (12) em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Conforme a delegada Samieh Bahjat Saleh, os animais estavam em situação de maus-tratos. “Os filhotes estavam em uma cozinha improvisada e insalubre.”

Foi observado que algumas aves estavam com problemas de empenamento. Além disso, o local não contava com nenhum tipo de enriquecimento ambiental, podendo causar distúrbios comportamentais nas araras. No total, eram 55 aves da espécie confinadas.

TRÂNSITO: Bebê de 1 mês está entre as vítimas de acidente entre dois carros na RS-239

Araras resgatadas em Novo Hamburgo  | abc+



Araras resgatadas em Novo Hamburgo

Foto: Polícia Civil

A delegada explicou que a investigação começou em janeiro, quando a Polícia Civil recebeu denúncias da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). A queixa era referente a um criadouro de araras, aberto desde 2001 na cidade de Novo Hamburgo.

Neste período, diversas diligências foram realizadas no local, com a necessidade de adequações constatada. No entanto, de acordo com a Polícia, as reformas nunca foram finalizadas.

  • SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Outra situação é referente ao verdadeiro proprietário do criadouro. Segundo a Polícia Civil, o dono utiliza o nome do seu irmão como laranja. Isso ocorre pelo fato do real proprietário ser servidor público federal, impeditivo para exercer gerência ou administração de sociedade privada. Ainda assim, comercializa as araras e apresenta o irmão como responsável.



Apesar dos mandados de busca e apreensão, ninguém foi preso durante a operação. A investigação da Polícia Civil continua em andamento.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade