VALE DO SINOS
VÍDEO: Homem invade casa e é surpreendido por morador; criminoso estava em prisão domiciliar
No dia do crime, suspeito deveria estar na própria casa, em Porto Alegre, mas invadiu e roubou residente de Campo Bom
Última atualização: 10/04/2024 16:12
Um homem, de 49 anos, morador de Porto Alegre, foi preso preventivamente nesta terça-feira (9) por roubo a residência em Campo Bom. O que o suspeito fazia no Vale do Sinos na tarde do dia 7 de fevereiro e o motivo de ter escolhido a casa do bairro Firenze para a prática criminosa ainda é investigado, mas câmeras de monitoramento registraram não só a chegada do indivíduo, mas a ação no local.
O homem, que possui uma extensa ficha policial, além de três condenações criminais transitadas em julgado por roubo, furtos e receptação, deveria estar recolhido em prisão domiciliar no momento do crime. "Estamos investigando se ele cometeu algum outro crime em Campo Bom. Ele é suspeito do cometimento de dezenas de furtos e roubos no Vale do Sinos", informa o delegado Rodrigo Camara.
No dia do roubo, as câmeras externas mostram o momento em que estaciona um carro branco em frente ao alvo às 14h36 daquela quarta-feira.
Quatro minutos depois, ele é visto na garagem da casa e circula pelo ambiente. O suspeito visualiza os objetos de interesse e até tenta esconder a câmera de monitoramento que encontra no local, mas não tem sucesso.
Nos próximos minutos, estaciona o veículo dentro do pátio da vítima, enquanto um cachorro curioso presencia toda a ação. A garagem fica fechada durante todo o roubo. Pelo menos duas caixas de som são colocadas dentro do carro, além de outros itens que não são identificados nas imagens. É por volta das 14h48 que a garagem é aberta para a fuga do suspeito, mas o morador surge de dentro da casa.
Conforme o delegado Rodrigo Camara, a vítima, que não teve a idade revelada pela Polícia Civil, viu quando o indivíduo entrou na residência e teria ido confrontá-lo. As imagens mostram ainda que o morador tenta baixar o portão da garagem para impedir a fuga do homem, que, mesmo assim, acelera e tenta sair do local, mas bate na estrutura.
A vítima chega a se afastar do veículo e voltar para dentro da residência após o impacto, e nisso o suspeito sai do carro e abre o portão novamente. Então, o morador volta a se aproximar do homem e entra em luta corporal com o intruso. A vítima teve escoriações leves. Segundo o delegado, o suspeito ainda ameaçou sacar uma arma de fogo e atirar contra o proprietário.
Em função do embate corporal, o intruso consegue voltar para o volante do carro e fugir. No entanto, como o crime foi filmado, o homem foi identificado, o que possibilitou a prisão desta terça. Ele foi detido na própria casa, no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre.