A casa de saúde fica ao lado do Residencial Mathias, que se tornou protagonista de um tiroteio que atravessou a madrugada entre PMs e homens oriundos de uma facção criminosa após uma abordagem a dois suspeitos na área.
Comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM), o tenente-coronel Clóvis Ivan Alves confirma que abrirá um procedimento para apurar se houve o uso excessivo da força durante a abordagem no local.
“Vamos abrir procedimento para apurar se houve algum excesso”, confirma o comandante da BM em Canoas. “No entanto, o que temos, por enquanto, são provas de paus, pedras, foguetes e tiros disparados contra a Brigada no local”.
Na avaliação do experiente oficial, criminosos ligados à Facção Mathias Velho tentaram coibir a ação da Brigada Militar no popular “Carandiru” de Canoas. Aos PMs, coube responder ao fogo com fogo.
“Não podemos permitir que pessoas que se acham acima da lei passem a atacar a Brigada Militar”, afirma. “Reforçamos o policiamento ostensivo na área e vamos reforçar mais também em Nova Santa Rita”.
O comandante aponta que Batalhões de Choque oriundos do interior do Estado já estão se deslocando para Canoas, onde devem permanecer nos próximos dias nos bairros onde houve carros incendiados.
“Não dá para permitir que o cidadão comum, que não tem nada a ver com o tráfico de drogas, acorde com o carro incendiado por criminosos que querem desafiar a ação da Brigada Militar”, salienta.
O coronel explica que o reforço com PMs do Choque visa, principalmente, restabelecer a ordem e impedir que novos ataques a veículos estacionados durante a noite sejam registrados na cidade e na vizinha Santa Rita.
“Não há nenhuma garantia que os criminosos não retomarão os ataques durante as próximas noites”, frisa. “Portanto, vamos guarnecer os bairros com um grande efetivo de maneira a coibir qualquer ação criminosa”.
Entenda o caso
Uma abordagem da Brigada Militar, na noite desta quinta-feira (26), próximo ao Residencial Mathias, culminou em tiroteio no condomínio localizado na Rua Campinas.
Após a ação policial, pelo menos, onze carros acabaram incendiados, ao longo da madrugada, em Canoas e também na vizinha Nova Santa Rita.
Desde a madrugada, há dezenas de Policiais Militares cercando a área e abordando moradores que entram e saem do local. A 1ª Delegacia de Polícia (DP) investiga o caso.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags