FLAGRANTE
Traficante que intimidava famílias em praça pública é preso em Novo Hamburgo
Na fuga de policiais civis, na tarde desta quarta-feira, o criminoso saltou um muro e torceu o pé
Última atualização: 21/12/2023 08:51
Um traficante de 25 anos se mudou há poucos dias para a frente de uma praça no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, e começou a vender drogas na área. Intimidadas, famílias pararam de frequentar o espaço público. Na tarde desta quarta-feira (20), ao fugir de abordagem, ele saltou um muro, torceu o pé e foi preso por agentes da 1ª Delegacia de Polícia da cidade. Quase três quilos de cocaína e ecstasy foram apreendidos.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
O tráfico era escancarado, para espanto de pais que levavam crianças aos brinquedos infantis. Acontecia na calçada e dentro da área de lazer, com olhares ameaçadores ao público. “Assim que recebemos a denúncia, passamos a monitorar e flagramos o investigado entregando um tijolo de maconha para um motociclista ali na frente”, declara o delegado da 1ª DP, Tarcísio Kaltbach.
Na abordagem na Rua Londres, por volta das 14 horas, o comparsa arrancou em fuga com o produto. Dirigia uma Honda 150cc preta. O entregador correu para dentro de casa, escapou pelos fundos, saltou um muro de 2,5 metros de altura e caiu no estacionamento da rua de trás. Mancando, se entregou. Tinha porções de cocaína no bolso da calça.
Criança e droga
A mulher e o filho de dois anos do traficante estavam na moradia. Na bancada da cozinha, por onde a criança circulava, os policiais encontraram drogas espalhadas. Eram 2,76 quilos de cocaína e 240 comprimidos de ecstasy. Uma balança de precisão, dinheiro, celular e dois cadernos da contabilidade do esquema também foram apreendidos. Apesar do material visível, o preso tratou de isentar a companheira. “Disse que era tudo com ele. Que a mulher não sabia do tráfico”, observa o delegado.
Atacado e varejo
A suspeita é que o traficante vendia tanto para o consumidor final quanto a outros distribuidores, possivelmente em sistema de tele-entrega. Foi autuado em flagrante e será levado ao presídio. A companheira passou a ser investigada e pode ser indiciada ao final do inquérito, que tentará identificar o motociclista que fugiu.
O delegado salienta que o preso foi pego na carona de outro traficante, que estava armado ao volante, em maio deste ano. “Nesse fato, foi enquadrado como testemunha. O motorista foi preso por porte ilegal”, explica.
É o segundo flagrante da 1ª DP em dois dias
É o segundo flagrante de tráfico da 1ª DP em dois dias. Na tarde de segunda (18), o órgão prendeu um casal com dez quilos de drogas em uma mala, além de espingarda e munições em uma residência na Rua Demétrio Ribeiro, bairro Guarani. O homem de 28 anos já estava indiciado por extorsão. Pertence a um grupo que cobra mensalidades a comerciantes do Vale do Sinos, especialmente donos de revendas de veículos, sob ameaças de morte.