A tranquilidade nas ruas evidencia que, para muitos, o mês de janeiro é também de trocar a cidade pela Serra ou pelo Litoral para aproveitar as férias. No entanto, o período, além de lazer e divertimento deve ser, também, de cuidados redobrados por quem planeja deixar a região por alguns dias. Casas sem movimentação de moradores acabam atraindo a atenção de assaltantes, tornando-se alvos fáceis de arrombamentos e furtos.
De acordo com o comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar (25º BPM), o tenente-coronel Alexsandro do Nascimento Goi, atitudes simples, como suspender a entrega de jornais e revistas e contar com a colaboração de vizinhos, podem fazer a diferença na hora de proteger o patrimônio da ação de criminosos.
Segundo dados da Brigada Militar, no ano passado durante todo o mês de janeiro foram registrados dois roubos e 64 furtos contra residências na cidade. Nestes primeiros dias de 2024, até domingo (14) haviam sido registrados dois roubos e 18 furtos.
Buscando evitar novos casos, o 25º BPM iniciou, ainda no mês passado, uma ação de conscientização junto às lideranças dos bairros da cidade. Segundo Goi, um material informativo, produzido pelo batalhão com dicas e orientações, foi divulgado nos grupos de WhatsApp.
“Estamos atuando na prevenção e combate aos furtos e arrombamentos em residências. Em muitos casos, os moradores podem não ter saído de casa e o crime se configurar em roubo, o que é ainda mais grave e que pode acabar se transformando em latrocínio (roubo seguido de morte)”, frisa o comandante.
Proximidade
Conforme o coronel, as ações preventivas na cidade são feitas por meio do policiamento ostensivo, realizado 24 horas por dia pela Força Tática e por policiais das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam).
“A base disso tudo é o policiamento ostensivo, sempre utilizando o histórico e o perfil dos indivíduos suspeitos. Todos os dias realizamos análises e diagnósticos para estarmos atualizados e sempre num movimento à frente dos criminosos”, diz. Para Goi, a mudança do quartel para a Avenida Theodomiro Porto da Fonseca também auxilia. “Conseguimos reduzir o tempo resposta porque estamos num local estratégico”.
Medidas para maior segurança
O material produzido pela BM e divulgado entre a comunidade traz dicas simples, mas que podem fazer a diferença na hora de proteger o patrimônio. Entre elas estão manter a casa iluminada, já que locais escuros são os preferidos pelos assaltantes e avisar a um vizinho de confiança quando for deixar a casa sozinha, além de acionar o 190 sempre que perceber movimentações estranhas no bairro.
Policiamento comunitário e integração com os moradores
De acordo com comandante Goi, o policiamento comunitário e a integração da BM com a comunidade têm sido fundamentais para o resultado positivo das ações preventivas. “Tivemos reuniões com as associações de bairro, aproximando o policiamento através da base comunitária. Trabalhamos com o PM entrando nos estabelecimentos comerciais, conversando com as pessoas, coletando informações, levando para a inteligência e a inteligência repassando para as frações especializadas”, explica o coronel.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags