ABC NAS RUAS
Série de assaltos a ônibus traz insegurança aos usuários de transporte público em Novo Hamburgo
Há indícios de que todos os assaltos possam ter sido realizados pelo mesmo homem
Última atualização: 05/11/2024 15:02
Uma série de assaltos tem gerado apreensão entre usuários e motoristas de ônibus em Novo Hamburgo. Em um intervalo de duas semanas, quatro ataques foram registrados contra ônibus da Viação Santa Clara (Visac-RS), concessionária do transporte público da cidade desde abril deste ano.
PRISCILA DINIZ: Quarto envolvido na execução brutal de comerciante é preso; marido e sogra estão na cadeia
Com base nos relatos dos motoristas e nas imagens capturadas pelo sistema de videomonitoramento da frota, há indícios de que todos os assaltos possam ter sido realizados pelo mesmo homem. O suspeito estava armado em todas as ocasiões, e em pelo menos uma delas, foi agressivo contra o motorista. As imagens já foram entregues à Polícia Civil, que investiga os casos.
Dinâmica dos ataques
O primeiro ataque ocorreu em um ônibus da linha Lomba Grande, no dia 25 de outubro. Após embarcar na região central, o homem anunciou o assalto na Rua Guia Lopes, nas proximidades do antigo mercado Bauer, onde desembarcou. Nesse caso, diferentemente dos demais, o suspeito embarcou no ônibus, pagou a passagem e cruzou a roleta. Ele se aproximou do motorista apenas próximo ao ponto de desembarque, onde roubou o dinheiro do caixa e pertences pessoais.
O segundo assalto ocorreu no dia seguinte, em 26 de outubro. O homem anunciou o roubo assim que entrou no coletivo, exigindo novamente o dinheiro do caixa e os pertences do motorista. Ele desceu no mesmo ponto.
BR-116: Saiba como está obra para melhorar acesso à RS-239
Os dois últimos ataques ocorreram na semana passada. O terceiro foi registrado em uma parada na Rua Ipê, no bairro Ideal, onde o homem, sem embarcar, anunciou o assalto assim que o motorista parou no ponto e abriu a porta. O último caso foi na região central, intensificando o clima de apreensão entre usuários e motoristas. A Visac-RS informou que o criminoso agiu de maneira similar em todas as ocorrências, abordando os motoristas, roubando dinheiro e bens pessoais e, na maioria das vezes, sem cruzar a catraca.
Passageiros apreensivos
Com a sequência de ataques, o receio cresce entre os passageiros, especialmente entre os que utilizam a linha Lomba Grande, onde ocorreu o primeiro assalto. A notícia dos ataques se espalhou entre os usuários, que passaram a questionar a segurança nos ônibus e a necessidade de reforçar a proteção dos motoristas e passageiros.
CONFIRA TAMBÉM: Vereador eleito é transferido de hospital após ser atropelado em rodovia; veja o estado de saúde
“As informações começaram a correr entre o final de semana e a segunda-feira (4), cada um contando uma história, e agora todos que embarcam na Lomba Grande estão com medo”, coloca uma idosa, de 73 anos, que pediu para não ser identificada.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
A Visac-RS informou que, oficialmente, não há registros de arrastões envolvendo passageiros, embora confirme que, no primeiro assalto, o suspeito chegou a cruzar a roleta e acessar a área dos usuários. A concessionária afirmou ainda que está colaborando com as investigações da Polícia Civil para que o responsável seja identificado.