O ano de 2023 foi marcado por diferentes crimes que chocaram a região. Listamos as principais notícias de Polícia e que também foram algumas das mais lidas nos portais do Grupo Sinos nos últimos 12 meses.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
- RETROSPECTIVA 2023: Quais foram os artistas, álbuns e músicas mais ouvidos no Spotify global no ano?
Confira:
PM é flagrado ao cobrir cabeça de mulher com sacola plástica
O ano mal havia começado quando um policial militar foi flagrado cobrindo a cabeça de uma mulher com uma sacola plástica em Novo Hamburgo.
Nas imagens da abordagem da Brigada Militar (BM), apareciam dois policiais militares fardados, um deles que teria colocado o objeto na cabeça da mulher, que está de costas, e o outro está ao lado, na frente de um segundo suspeito. O caso aconteceu na noite de 1º de janeiro, no bairro São José. Em agosto, os dois soldados foram condenados a 10 anos, um mês e 10 dias de prisão por tortura, ameaça e roubo.
Jovem assassinada por engano quando saía do trabalho
Em 27 de março, a jovem Ludmila Vianna, de 21 anos, foi assassinada na Avenida dos Municípios, no bairro Santa Lúcia, em Campo Bom. A Polícia Civil apurou que ela foi morta com dois tiros no estacionamento da empresa em que trabalhava, em Campo Bom, e foi executada por engano.
Golpe dos nudes
O Vale do Sinos foi destaque nacional com o crime que envolve extorsão e pressão psicológica em maio deste ano, quando o programa televisivo Linha Direta, da Rede Globo, abordou o golpe dos nudes. A ação criminosa que atravessou os limites gaúchos e fez vítimas em outros estados brasileiros. Também este ano, a Polícia Civil fez operações para apurar o crime em cidades da região.
Empresário desaparecido
O empresário mineiro Samuel Eberth de Melo, de 41 anos, desapareceu no dia 2 de junho durante uma viagem para Novo Hamburgo com o objetivo de cobrar uma dívida milionária. O cadáver dele foi encontrado após nove dias de buscas, na madrugada do dia 11, em uma área de mata de Santo Antônio da Patrulha. Em agosto, a Justiça aceitou a denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) contra sogro e genro acusados de matar o homem.
Ataque a motoristas de app
Desde agosto, pelo menos sete motoristas de aplicativo foram atacados no Vale do Sinos. Só em Novo Hamburgo foram cinco vítimas: uma foi feita refém, três foram esfaqueadas, e outra foi alvo de um tiro de raspão na cabeça. Na região, duas motoristas foram atacadas, uma em Sapucaia do Sul e outra em Estância Velha.
Clínica clandestina em Taquara
Dez pessoas foram resgatadas de uma clínica geriátrica clandestina na zona rural de Taquara, no Vale do Paranhana, no dia 2 de outubro. De acordo com a Polícia Civil, a ação aconteceu após uma denúncia anônima.
Caso João Couto
Após ser denunciado de mortes de pacientes, ainda em 2022, João Batista do Couto Neto, um dos médicos mais requisitados do Vale do Sinos, virou réu em três processos em 2023. Ele se diz inocente e, após ser preso em São Paulo. Couto conseguiu um habeas corpus para deixar a prisão e retornou a Novo Hamburgo. Inquéritos relativos a outras 39 mortes e 114 casos de lesões corporais estão em andamento na 1ª Delegacia da Polícia Civil de Novo Hamburgo.
LEIA TAMBÉM