Era tarde de sábado (30) quando o Yorkshire Barney fugiu do apartamento em que vive e, depois de ser flagrado por câmeras de monitoramento brincando com as crianças no pátio, desapareceu misteriosamente.
O cãozinho acabou sendo resgatado pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (4), durante uma ação em Canoas que partiu de uma denúncia dos donos do animal, que sabiam quem havia pegado Barney e não queria mais devolvê-lo ao lar.
“Foi uma angústia muito grande quando ele sumiu”, relata o dono, que por razões de segurança, preferiu não ser identificado. “A gente procurou por tudo e divulgou nas redes sociais. Foi graças a uma informação que chegamos a quem havia pegado o Barney.”
O envolvimento da 3ª Delegacia de Polícia (DP) de Canoas partiu da localização para o resgate. Conforme relata a delegada Luciane Bertoletti, o cão foi furtado e coube à Polícia recuperá-lo.
“O policial bateu à porta do endereço e, assim que uma mulher abriu a porta, o cão correu para fora e acabou sendo logo resgatado”, explica. “Os donos foram comunicados na sequência.”
A mulher que abriu a porta para a Polícia não seria a responsável pelo furto, segundo as autoridades, razão pela qual não recebeu voz de prisão pelo crime. O verdadeiro autor do furto é investigado.
Conforme a delegada, os donos chegaram a oferecer recompensa pelo cãozinho, mas, ao que tudo indica, o responsável pelo crime não se animou com a quantia até por acreditar que conseguia faturar mais com o animal.
“Houve uma tentativa dos donos em resgatar o pet, mas eles não obtiveram sucesso. Foi quando decidiram procurar a Polícia e dizer que queriam o cãozinho de volta”, esclarece.
Para o dono de Barney, houve sofrimento também para o animal, levado do lar à força para viver em um ambiente que era desconhecido e com pessoas pela qual não tinha nenhum carinho.
“A gente sofreu e ele também”, suspira ao dizer. “Até porque quem levou ele era ‘barra pesada’ e não deve ter dado o carinho que o Barney merece. Foi uma semana difícil até encontrá-lo.”
LEIA TAMBÉM