O poeta e dramaturgo Marco Vasques, de 49 anos, está desaparecido desde o último sábado (9), quando saiu para pescar na Praia da Barra da Lagoa, região leste da Ilha de Santa Catarina. Desde o seu desaparecimento, o Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros, a Marinha e a Força Aérea trabalham para tentar localizar o escritor. Amigos, pescadores profissionais e amadores também auxiliam as equipes de resgate.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Vasques nasceu em Estância Velha em 1974. Residiu no município do Vale do Sinos até os dois anos, quando sua mãe voltou para sua cidade natal, Imbituba, em Santa Catarina. Seu pai, caminhoneiro, morreu quando Vasques era recém-nascido.
O poeta tinha o hábito de pescar de três a quatro vezes por semana. “Ele é muito experiente, pode-se dizer que praticava a pesca diariamente”, explica o amigo e diretor-executivo do portal Desacato, Raul Fitipaldi. Vasques escreve no Desacato há três anos e meio e, atualmente, é o responsável pela produção cultural do portal. “Estamos todos tomados por uma tristeza muito grande”, resume.
Fitipaldi afirma que o escritor saiu para pescar sozinho, como habitualmente acontecia, com sua lancha. “Era uma embarcação segura, o mar estava calmo, por isso, ninguém imagina o que pode ter acontecido”, coloca. Vasques chegou a Marina da Fortaleza da Barra por volta das 17 horas de sábado e anunciou ao responsável pela marina que iria pescar na Ilha do Xavier, que fica a quatro quilômetros da costa de Florianópolis. Desde então, não se tem mais notícias dele. Conforme a Marinha do Brasil, Marco Vasques é habilitado para pilotar embarcações.
Familiares e amigos estão na expectativa por notícias de Marco Vasques. Contudo, até o momento seguem sem qualquer sinal do seu paradeiro. “Não acharam nem a embarcação, que era uma lancha de fibra de vidro, não acharam colete, nem nada boiando. Nem ele”, lamenta a amiga Denize Gonzaga. Ela acompanha os trabalhos de busca e dá suporte a familiares próximos, que residem em Joinville. O poeta tem um filho pré-adolescente, que mora com sua ex-mulher.
Boa reputação no mundo cultural
Com mais de 20 livros publicados, Marco Vasques é escritor, poeta, dramaturgo, mestre e doutor em teatro. Também é graduado em filosofia. Por sua obra e pelo seu envolvimento na política cultural de Florianópolis, Vasques é admirado no meio. “Ele tem uma obra admirada no meio cultural e é muito respeitado, não apenas em Santa Catarina, como também no eixo Rio-São Paulo, e na região nordeste do país”, observa Raul Fitipaldi.
Além da sua carreira como escritor, Vasques foi eleito este ano para ocupar a cadeira de Teatro no Conselho Estadual de Cultura, órgão da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Além disso, o escritor já colaborou com diversos veículos de comunicação de Santa Catarina. Em Joinville, foi editor do jornal literário Capitu Traiu! e diretor teatral. Também escreveu para os jornais da NSC (grupo afiliado da Rede Globo), como A Notícia e o Diário Catarinense. Ainda, foi articulista de literatura do jornal Ô Catarina da Fundação Catarinense de Cultura e do jornal literário Rascunho do Paraná.
Entre os livros publicados estão Cão no Claustro, Elegias Urbanas, Harmonias do Inferno, Letras Contemporâneas, Anatomia da Pedra & Tsunamis e Harmonias do Inferno. Ele também já teve contos e poemas publicados nas revistas Agulha, Babel, Coyote, Blau e Cult.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags