abc+

ABC NAS RUAS

Quatro estabelecimentos de Novo Hamburgo são arrombados e furtados em dez dias: "Ninguém mais aguenta"

Em meio à onda de furtos, comerciantes cobram mais policiamento em bairros

ico_abcmais_azul
Publicado em: 10/10/2024 às 15h:51 Última atualização: 10/10/2024 às 16h:48
Publicidade

O número de arrombamentos a estabelecimentos situados na Avenida Pedro Adams Filho, em Novo Hamburgo, traz prejuízos e preocupações aos comerciantes dos bairros Santo Afonso e Industrial. A onda de invasões iniciou há cerca de 10 dias, sempre no período da noite. Neste pequeno espaço de tempo, pelo menos quatro locais foram arrombados e sofreram pequenos furtos, no entorno da Pedro Adams com a Rua Lima.



LEIA AQUI: BR-116: Carro bate em caminhão-tanque e arranca estrutura metálica da rodovia em São Leopoldo

Uma loja de roupas e uma sala comercial que abrigava uma farmácia foram atacados duas vezes neste período. Na loja, os criminosos subiram o telhado para furtar tubos de cobre do ar-condicionado. “Em cada uma das vezes, além de todo o transtorno, tive que gastar R$ 1,4 mil para fazer o conserto do aparelho. Ninguém mais aguenta: todas as noites um comércio é furtado por aqui”, afirma o proprietário da loja, Sérgio Viana.

CONFIRA AINDA: Banheiro com porta lacrada escondia mulher morta; marido estava em cova concretada

Na sala comercial inativa, os arrombadores entraram para furtar cabos de cobre e alguns equipamentos do local, como ventiladores de teto. Até uma porta foi levada deste local. Outro alvo dos arrombadores foi um escritório de advocacia, que também foi invadido pelo telhado. Deste imóvel, foi furtado um micro-ondas. Já no prédio em que está estabelecida uma igreja evangélica, os cabos de energia do contador foram furtados.

Equipamentos de segurança

A sequência de arrombamentos obriga os comerciantes a investirem em equipamentos e sistemas de segurança para tentar inibir a prática criminosa. Além de câmeras de segurança, cercas elétricas e concertinas foram instaladas em alguns destes locais.

Dono de loja invadida duas vezes, Sérgio Viana cobra mais policiamento noturno | abc+



Dono de loja invadida duas vezes, Sérgio Viana cobra mais policiamento noturno

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

LEIA TAMBÉM: “Caiu uma guria”: Adolescentes de São Leopoldo ficam feridas ao cair de brinquedo em parque de diversões da capital

“Depois do primeiro furto, eu coloquei cerca concertina em lacunas por onde acessaram o telhado e em volta da parte externa do aparelho de ar-condicionado, e mesmo assim eles [ladrões] voltaram a entrar aqui e furtar os tubos de cobre do ar”, conta Viana.

VEJA O VÍDEO: Homem de muletas quebra vidros e invade lojas no RS

Com a loja estabelecida há 30 anos no mesmo local, o empreendedor afirma que nunca havia passado por um momento de tanta insegurança. “Falta policiamento, a gente não vê viatura rondando por aqui à noite”, coloca.

A Secretaria Municipal de Segurança lembra que as forças de segurança acompanham os indicadores criminais no município e atuam para inibir e reprimir atos criminosos. Neste sentido, o trabalho é realizado sempre em conjunto envolvendo todas as corporações (Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil). A Brigada Militar foi contatada, mas, até o fechamento desta matéria, não havia retornado com o contraponto.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade