POLÍCIA
Caso do policial baleado em tentativa de assalto no Vale do Sinos tem desdobramentos nesta quinta-feira
Crime aconteceu na noite do dia 4 de novembro; vítima, de 50 anos, foi atingida com quatro disparos de arma de fogo pelas costas
Última atualização: 14/12/2023 16:19
Os dois homens suspeitos de uma tentativa de assalto que terminou com um policial civil baleado em São Leopoldo no mês passado já estão presos. Um deles, de 40 anos, apontado como o autor dos disparos, havia sido capturado pela Brigada Militar em Porto Alegre no dia 13 de novembro, em outra ocorrência de roubo de veículo na capital.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
O outro investigado, de 21 anos, foi preso na madrugada desta quinta-feira (14), também em Porto Alegre, por agentes da 2ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo. Ele foi localizado em uma residência no bairro Santa Rosa, ao lado da companheira. Natural de São Leopoldo, o jovem foi identificado após análise de imagens coletadas ao longo da investigação.
Segundo o responsável por conduzir as investigações, o delegado André Serrão, através de mais de duas dezenas de imagens de câmeras de monitoramento coletadas, os policiais traçaram o caminho percorrido pelos investigados, desde a cena do crime ao trajeto realizado na fuga. O trabalho, segundo Serrão, foi realizado em conjunto com o 25º e 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM). “Através desse trabalho conjunto entre as instituições chegou-se à identificação dos suspeitos”, garante.
Conforme Serrão, no dia 17 de novembro, foi procedida a representação por medidas cautelares de prisão temporária ao Judiciário, sendo os mandados de prisão expedidos no início desta semana. “Foi um trabalho detalhista, com coleta de novas imagens até chegarmos na identificação dos alvos e, agora, culminando na captura dos envolvidos”, afirma Serrão.
De acordo com a investigação, o homem preso nesta madrugada foi convidado a participar do crime por saber dirigir. “Essa era a função dele no crime, uma vez que o seu comparsa não tinha essa habilidade. Após definido o local que cometeriam o roubo de um automóvel, ficaram na espera de um alvo, quando a vítima se aproximou, agiram”, destaca o delegado.
Vítima ainda se recupera dos ferimentos
O crime aconteceu na noite de sábado, dia 4 de novembro. Por volta das 20h30, um policial civil de 50 anos foi baleado pelas costas, após ser surpreendido pela dupla armada na Rua Albino Kempf, no bairro Rio dos Sinos.
Os dois criminosos desceram uma escada que há na localidade e foram em direção à vítima, que estava do lado de fora do veículo. Segundo a Polícia, foram feitos pelo menos quatro disparos de arma de fogo calibre .38.
Após os disparos, a vítima chegou a revidar e, possivelmente, ao menos um tiro acertou a perna do homem preso nesta madrugada. Os assaltantes tentaram levar o automóvel, mas não conseguiram sair do local com o veículo e fugiram a pé. Socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Centenário, o policial baleado foi hospitalizado e submetido à cirurgia. Atualmente, a vítima, que chegou a ficar três semanas sem o movimento nas pernas, se recupera do crime e ainda segue com um projetil alojado no corpo.