Dinheiro sujo

Polícia revela outros golpes do Dr. Money, jovem de 16 anos que desviava dinheiro de doações ao RS

Polícia classificou como "sofisticado" os métodos usados pelo golpista

Publicado em: 27/05/2024 17:37
Última atualização: 28/05/2024 21:07

A Polícia Civil revelou na tarde desta segunda-feira (27) que o adolescente de 16 anos conhecido como Dr. Money, que utilizava sites falsos para desviar valores que seriam doados aos atingidos pelas enchentes no RS, aplicava outros golpes envolvendo layouts de sites conhecidos. Os golpes ocorriam por meio de falsas promoções.


Dr. Money, adolescente de 16 anos, explica à Polícia Civil o sofisticado método envolvendo sites falsos que era usado roubar dinheiro doado às vítimas das enchentes no RS Foto: Polícia Civil

Dr. Money foi apreendido durante a Operação Dilúvio Moral, desencadeado em Balneário Camboriú na manhã desta segunda. O adolescente criava layouts falsos de sites de arrecadação para atingidos pelas enchentes, que direcionavam o doador para sistemas de pagamento adulterados.

Para isso, utilizava gateways. Esse sistema permitia que o dinheiro fosse transferido para as contas da empresa de serviços digitais do jovem, deixando o dinheiro aparentemente legal.

Em coletiva de imprensa, a delegada Vanessa Pitrez Corrêa disse que o próprio menor de idade relatou que, com a "saturação" dos sites de arrecadação para os atingidos, ele migrou para outros tipos de golpe. Ainda envolvendo layouts de sites, dessa vez de lojas renomadas, o golpista montava falsas promoções onde, no final da compra, o dinheiro passava pelo mesmo sistema de lavagem.

Nesse segundo momento, os golpes eram feitos de duas formas: com promoções de até 80% em produtos conhecidos e através de falsas campanhas, onde as vítimas acreditavam que as empresas venderiam produtos e doariam o lucro aos atingidos pela catástrofe no Rio Grande do Sul.

O delegado Eibert Moreira Neto classificou o método como "sofisticado" e informou que o Dr. Money utilizava de questões jurídicas para distanciar o dinheiro dos golpes de seu nome.

*Revisado por Nadine Funck

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas