VALE DO SINOS
Polícia cumpre mandado em revenda de carros às margens da BR-116; R$ 22 milhões são bloqueados de grupo investigado
Policiais estiveram em locais como Novo Hamburgo e também outras cidades do RS e do MS nesta quarta-feira
Última atualização: 28/08/2024 14:17
Movimentações milionárias são investigadas pela Polícia Civil com os crimes de lavagem de dinheiro, comércio irregular de armas de fogo e tráfico de drogas. Entre os locais que foram alvos de uma operação da Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (28), está uma revenda de carros às margens da BR-116, na Rua Ignácio Treis, no bairro Ideal, em Novo Hamburgo. Ao todo, foram apreendidos quatro veículos em Novo Hamburgo, Campo Bom e Ivoti. Três pessoas foram presas.
Conforme a Polícia, a Operação Escobar cumpre 46 mandados de busca e apreensão no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul. Além de Novo Hamburgo, mandados de busca e apreensão são cumpridos em Taquara, Dois Irmãos, Capela de Santana, Ivoti, Estância Velha, Parobé, Esteio e Ponta Porã (MS). Além disso, sequestros de imóveis foram efetuados em Taquara, Nova Hartz, São Leopoldo e Sapiranga.
Do grupo investigado, foram bloqueados R$ 22 milhões em contas bancárias.
Investigação
A investigação começou em 2023, quando foi cumprida a Operação Dulcis, na região Sul do País e no estado de SP. Na ocasião, foi constatado o crime de lavagem de dinheiro e foram apreendidos vários veículos automotores, quadriciclos, arma, valores em espécie, além de farta documentação.
Na época, foram apreendidos 400 quilos de maconha na cidade de Lajeado em uma ação executada pelo policiamento ostensivo da Polícia Rodoviária Federal. Nessa ação, um dos alvos na Operação Escobar foi preso.
A Polícia identificou empresas usadas para a ocultação de capitais. Os empreendimentos contavam com funcionários “fantasmas”. Os atos de investigação ainda demonstraram a compra de propriedades rurais de alto valor, por meio de laranjas, além do uso de contas bancárias para lavagem de dinheiro.