A Polícia Civil prendeu preventivamente, nesta segunda-feira (18), em Canoas, uma mulher por suspeita de tentar matar a própria filha, de apenas 2 anos, asfixiada com gás de cozinha.
O caso chegou à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Canoas por meio da avó da criança. Isso porque a mãe teria gravado um vídeo no qual aparece amamentando a bebê enquanto abre a válvula do gás de cozinha.
O delegado Maurício Barison explica que a suspeita aparece na imagem dizendo que tiraria a vida da criança e a sua. “No vídeo, aparece a investigada amamentando, porém, mostrando que está trancada em um banheiro de residência, com portas e janela vedadas com toalhas.”
A tentativa de matar a criança, no entanto, não deu certo, razão pelo qual a Polícia teve que agir rápido para garantir o afastamento imediato entre a mãe e a própria filha.
“A avó está atualmente com a guarda da bebê”, informa o delegado, que ressalta a importância da denúncia para que a Polícia Civil pudesse agir e conseguir salvar a vida da criança.
“A proteção às crianças é o objetivo primordial da DPCA Canoas, seja na repressão de maus-tratos, pedofilia ou atentados contra a vida”, diz. “Por isso é importante que se procure a Polícia Civil diante de casos contra menores.”
Canais de denúncia
- Disque-denúncia 0800 510 2828
- Disque 100 – Vítimas ou testemunhas de violações de direitos de crianças e adolescentes podem efetuar a denúncia através do Disque 100, serviço do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A ligação é gratuita, funciona 24 horas e pode ser feita de qualquer parte do Brasil, todos os dias da semana. Também é possível realizar a denúncia pelo site. Nos dois casos há a possibilidade do anonimato.
- Conselho Tutelar – Deve ser acionado nos casos de violência, inclusive por familiares, de ameaça ou humilhação por agentes públicos, e de atendimento médico negado. O Conselho Tutelar é um dos órgãos de proteção e também recebe denúncias de violações dos direitos das crianças e adolescentes.
- Disque 180 – Em casos de violência contra mulheres e meninas, seja violência psicológica, física, sexual causada por pais, irmãos, filhos ou qualquer pessoa. O serviço é gratuito e anônimo.
- Polícias – A Polícia Militar deve ser acionada em casos de necessidade imediata ou de socorro rápido. O número 190 recebe ligações de forma gratuita em todo o território nacional. Também é possível acionar as Delegacias Especializadas de Proteção à Criança e ao Adolescente.
Apoio emocional
O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas por dia.
O CVV tem cerca de 3 mil voluntários e atende aproximadamente 8 mil ligações por dia.
Telefone do CVV: 188
LEIA TAMBÉM