abc+

INVESTIGAÇÃO

PF aponta fraude em contratos na área da saúde em município no Vale do Sinos

Segundo a PF, a investigação começou após o surgimento de informações documentadas pelo TCE-RS

Juliano Piasentin
Publicado em: 12/11/2024 às 08h:14 Última atualização: 12/11/2024 às 08h:14
Publicidade

Os municípios de Araricá, Sapiranga (Vale do Sinos) e Parobé (Vale do Paranhana) foram cenários para uma operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira (12). A ação apura a prática de crimes em licitações, contratos administrativos, peculato, corrupção ativa, passiva e associação criminosa.

Segundo a PF, a investigação começou após o surgimento de informações documentadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), constatando irregularidades em um contrato firmado em 2021 pela prefeitura de Araricá. Na ocasião, o município buscava a prestação de serviços na área da saúde e direcionou a empresa vencedora.

LEIA MAIS: Caixa dá orientações de segurança após fraude em agência de Novo Hamburgo

Operação em Araricá  | abc+



Operação em Araricá

Foto: Polícia Federal

Houve a identificação de indícios da apresentação de propostas simuladas com sobrepreço médio de 21,6% em relação ao valor total do acordo. O prejuízo do município foi de R$ 250 mil em apenas quatro meses de contrato.

A investigação também apontou que o grupo era contratado reiteradamente pela prefeitura, indicando o envolvimento de servidores públicos.

Os agentes federais cumpriram 10 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, já que um dos envolvidos, que não teve a identidade revelada, possuí foro privilegiado.

Operação em Araricá  | abc+



Operação em Araricá

Foto: Polícia Federal

Até as 8h15 a PF não havia divulgado o balanço da operação, no entanto, confirmou a apreensão de altas quantis de dinheiro em espécie.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade