abc+

Caso Henrique Chagas

Peeling de fenol: Professora diz que influencer não tinha capacitação para fazer procedimento

Farmacêutica que ministrava o curso prestou depoimento à Polícia Civil nesta quarta-feira

Publicado em: 12/06/2024 às 18h:15 Última atualização: 12/06/2024 às 18h:15
Publicidade

O caso da morte do empresário Henrique Chagas, que faleceu após fazer procedimento chamado “peeling de fenol” na clínica da influencer Natalia Becker, segue tendo desdobramentos. Nesta quarta-feira (12), a farmacêutica Daniele Stuart, que oferece cursos na área de estética, prestou depoimento e disse que Natalia não estava habilitada para trabalhar na área.

Natalia Becker, proprietária da clínica estética onde o empresário Henrique Chagas morreu | abc+



Natalia Becker, proprietária da clínica estética onde o empresário Henrique Chagas morreu

Foto: Reprodução

Segundo a Polícia Civil, a influencer, responsável por aplicar o procedimento, teria aprendido a técnica em um curso online oferecido por Daniele. A famaceutica disse que Natalia não estava habilitada a atuar na área e que a capacitação é destinada a profissionais da área da saúde.

A defesa de Natalia diz que as alegações são “inverídicas” e que as acusações são “precipitadas sem, ao menos, analisar o próprio impresso apresentado”. Ela foi indiciada por homicídio com dolo eventual (quando se assume o risco de matar) e responde em liberdade.

O curso, que tem seis horas de duração, é oferecido por meio de uma plataforma online e pode ser acessado por qualquer pessoa que pague a inscrição. Segundo o advogado Jeffrey Chiquini, que representa a farmacêutica, a formação não tem caráter profissionalizante e é “exclusivamente conceitual”.

O defensor da especialista reforça que o curso livre é autorizado pela legislação vigente e que a farmacêutica possui as qualificações exigidas para ensinar procedimentos do tipo.

“Se a Natalia tivesse seguido o protocolo ensinado pela doutora Daniele Stuart, isso não teria acontecido. Todos os procedimentos que aquela senhora aplicou não condizem com o curso fornecido por ela”, afirmou Chiquini, ressaltando que Daniele nunca teve contato com a acusada.

A farmacêutica se defendeu também nas redes sociais. Em uma publicação, disse que há evidências de que Natalia lesionou a pele do paciente antes da aplicação do fenol, o que “qualquer profissional habilitado na área da estética sabe que não se faz em pele que não esteja íntegra”.

Nesta terça-feira (11), o curso online de Daniele Stuart estava indisponível. Na plataforma, a farmacêutica diz que é pós-graduada em “estética invasiva internacional”. De acordo com Chiquini, ela já teve mais de 3 mil alunos.

Em nota, a advogada Tatiana Forte, que representa Natalia Becker, diz que “as informações necessárias estão sendo esclarecidas na sede cabível, sendo apresentadas à autoridade competente”.

“Também não procedem as alegações e declarações de Daniele Stuart e de seu advogado de que o curso livre é conceitual, ou mero ?audiobook?. Essas declarações vão de encontro com a orientação do MEC, que regula e define que estes cursos podem servir de ?preparação para o exercício profissional de algumas ocupações básicas do mundo do trabalho ou relacionadas ao exercício pessoal de atividades geradoras de trabalho e renda.(…)?, com amparo no Art. 42 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.”

“Em restituição da verdade, no curso de Daniele Stuart foi ministrado e informado o tratamento propriamente dito, protocolos, métodos, os produtos a serem utilizados, onde adquiri-los, riscos e intercorrências, não sendo abordado ou sinalizado, em momento algum, risco à saúde ou à vida”, acrescentou a defesa de Natalia, que diz que “se existia alguma vedação, houve relevante omissão de Daniela Stuart”.

O que é peeling de fenol?

O procedimento “peeling de fenol” consiste na aplicação de um ácido no rosto para reduzir manchas de pele. Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), é uma intervenção invasiva e reações imprevisíveis ocorrem com frequência. Por isso, deve ser realizado por médico em ambiente hospitalar com monitoramento cardíaco.
A substância é tóxica e pode causar arritmias no paciente, por isso também são necessários exames para verificar a saúde do coração, como eletrocardiograma.
 
Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade