Um advogado canelense foi preso na tarde de quinta-feira (29), no litoral norte gaúcho. Em ação conjunta com a Polícia Civil de Capão da Canoa, o profissional era investigado em diversos inquéritos policiais por aplicar golpes em clientes. Uma sentença condenatória foi emitida pelo Judiciário da cidade da Serra.
A Operação DR foi deflagrada a partir de 2015, quando a Polícia Civil de Canela iniciou a investigação. O advogado chegou a ser preso por duas vezes. Na época, eram mais de 25 inquéritos abertos contra o profissional.
Em 2017, em liberdade, mesmo estando com seu direito de advogar suspenso, apurou-se que novas práticas criminosas teriam sido realizadas pelo investigado. Ele era suspeito, inclusive, de falsificar documentos do advogado que estava fazendo suas defesas.
À época da investigação, o advogado falsificava documentos para exigir de seus clientes o pagamento de valores indevidos. Ele cobrava alegando a necessidade de pagamentos de custas judiciais inexistentes. Para justificar as cobranças, falsificava guias judiciais e de pagamentos de tributos, procurações e outros documentos, induzindo as vítimas em erro, que acreditavam tratar-se de cobrança devida. As fraudes praticadas pelo advogado podem somar até meio milhão de reais.
Após a prisão nesta semana, em Capão da Canoa, novamente, ele foi encaminhado ao presídio de Canela.
LEIA TAMBÉM