O secretário da Saúde de Canela e interventor do Hospital de Caridade de Canela (HCC) foi preso preventivamente na 11ª fase da Operação Cáritas nesta terça-feira (9), no município da Serra gaúcha. Eleito como vereador suplente, em 2020, com 520 votos, Leandro Gralha assumiu a Secretaria da Saúde em março de 2022 e como interventor da casa de saúde em 15 de maio daquele ano.
Como responsável pela pasta, ele substituiu Patrícia Valle. Já no HCC, ele ficou no lugar da técnica em enfermagem Iracema Montiel de Oliveira, que também deixou o cargo de secretária adjunta de Saúde.
A mudança, na época, tinha como objetivo, conforme a prefeitura, buscar agilizar o fluxo de trabalho entre a Secretaria de Saúde e o hospital. Essa era uma necessidade apontada pelo próprio secretário Leandro Gralha.
O político assumiu as ocupações após as primeiras investigações e prisões que ocorreram no âmbito da Operação Cáritas, que iniciou, justamente, com suspeitas de desvios de materiais de construção no HCC e lavagem de dinheiro. Na época, dois servidores que ocuparam cargo de interventores chegaram a ser presos.
Manutenção do cargo
A Prefeitura de Canela deve se manifestar ainda nesta terça-feira sobre a prisão do servidor. Não há informações até o momento sobre uma possível exoneração de Gralha do cargo.
LEIA TAMBÉM