abc+

NA SAÚDE

OPERAÇÃO CÁRITAS: Secretário preso assumiu em 2022 após pasta e Hospital de Caridade de Canela serem investigados

Eleito como vereador suplente, em 2020, com 520 votos, Leandro Gralha assumiu a Secretaria da Saúde em março de 2022

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 09/01/2024 às 14h:00 Última atualização: 09/01/2024 às 14h:09
Publicidade

O secretário da Saúde de Canela e interventor do Hospital de Caridade de Canela (HCC) foi preso preventivamente na 11ª fase da Operação Cáritas nesta terça-feira (9), no município da Serra gaúcha. Eleito como vereador suplente, em 2020, com 520 votos, Leandro Gralha assumiu a Secretaria da Saúde em março de 2022 e como interventor da casa de saúde em 15 de maio daquele ano.

Leandro Gralha | abc+



Leandro Gralha

Foto: PMC/Divulgação

Como responsável pela pasta, ele substituiu Patrícia Valle. Já no HCC, ele ficou no lugar da técnica em enfermagem Iracema Montiel de Oliveira, que também deixou o cargo de secretária adjunta de Saúde.

A mudança, na época, tinha como objetivo, conforme a prefeitura, buscar agilizar o fluxo de trabalho entre a Secretaria de Saúde e o hospital. Essa era uma necessidade apontada pelo próprio secretário Leandro Gralha.

O político assumiu as ocupações após as primeiras investigações e prisões que ocorreram no âmbito da Operação Cáritas, que iniciou, justamente, com suspeitas de desvios de materiais de construção no HCC e lavagem de dinheiro. Na época, dois servidores que ocuparam cargo de interventores chegaram a ser presos.

Manutenção do cargo

A Prefeitura de Canela deve se manifestar ainda nesta terça-feira sobre a prisão do servidor. Não há informações até o momento sobre uma possível exoneração de Gralha do cargo. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade