EFICIÊNCIA COMPROVADA
VÍDEO: O que as novas câmeras de monitoramento já flagraram em 30 dias de operação no Calçadão Oswaldo Cruz
Câmeras de videomonitoramento instaladas em ponto cego do Centro flagram roubo e auxiliam na prisão de suspeitos
Última atualização: 22/01/2024 11:40
Em operação desde o dia 28 de dezembro do ano passado, as novas câmeras de monitoramento instaladas em Novo Hamburgo trouxeram olhos a mais da segurança pública para um ponto cego da zona comercial da cidade, o Calçadão Oswaldo Cruz.
Marcado no tempo pelos atos de vandalismo, pelos furtos arrombamentos e até mesmo por roubos a pedestres, o Calçadão agora é vigiado 24 horas por uma câmera fixa e outra com rotação de 360º.
Em cerca de um mês em operação, as novas câmeras trouxeram a sensação de segurança que os moradores de prédios residenciais do local queriam e reduziu a preocupação dos comerciantes em relação às investidas de criminosos durante a madrugada.
Esse é o sentimento do gerente de videomonitoramento da Prefeitura, Rogério Haas, que observa o número de ocorrências no local reduzir. “Na sexta (19), inclusive, recebemos uma menção elogiosa de moradores pela instalação das câmeras. Eles afirmam não terem tido mais problemas que corriqueiramente estavam tendo no local”, explica.
Câmeras auxiliam na prisão de suspeitos de roubo
Em uma das poucas ocorrências registradas no entorno do Calçadão Osvaldo Cruz nos últimos 30 dias, as câmeras de monitoramento recém-instaladas mostraram sua relevância e foram determinantes para a prisão de quatro pessoas que haviam acabado de cometer um roubo à pedestre, no dia 3 deste mês.
De acordo com Haas, o grupo rendeu um pedestre na Rua Bento Gonçalves e foi flagrado pelo operador de videomonitoramento através da câmera com rotação 360º. Na sequência, o operador seguiu monitorando os suspeitos, desta vez através da câmera fixa, até a chegada de uma guarnição da Guarda Municipal.
Imagens obtidas pelo Jornal NH mostram o grupo descendo o passeio público logo após o roubo, e, ao perceberem a chegada da Guarda Municipal, correm e tentam despistar os agentes. Contudo, dois acabaram rendidos ainda no Calçadão. Os outros dois participantes foram rendidos um pouco mais adiante, também com a ajuda do monitoramento de vídeo. Eles foram autuados em flagrante, e o aparelho celular da vítima foi recuperado.
Furtos e atos de vandalismo zeram
Neste período em que as câmeras estão vigiando o Calçadão Osvaldo Cruz não foram registrados furtos ao comércio local. Os atos de vandalismo também não foram mais identificados. “As ações preventivas estão tendo efeito. Nem pichações tivemos mais”, comemora o gerente de videomonitoramento da Prefeitura.