TRAGÉDIA EM CANOAS
Morte de motociclista que se enroscou em cabo de alta tensão energizado será investigada; saiba o que diz a RGE
Jovem de 24 anos morreu na segunda-feira (2), horas após temporal; investigação é conduzida pela 1ª Delegacia de Polícia (DP) de Canoas
Última atualização: 03/12/2024 11:46
A Polícia Civil confirmou, na manhã desta terça-feira (3), que abrirá inquérito para apurar as circunstâncias do acidente que culminou na morte de Matheus Matozo Soares.
ENTRE NA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP
O jovem motociclista morreu após se enroscar em um cabo de alta tensão que estava caído sobre o chão na Rua Guaporé, quase na esquina com a Ceará, na madrugada de segunda-feira.
A apuração é conduzida pela 1ª Delegacia de Polícia (DP) de Canoas visando, se não responsabilizar, ao menos, entender o contexto da morte do trabalhador de 24 anos horas após o temporal.
Segundo o delegado Marco Guns, titular da 1ª DP, não resta dúvida que houve um acidente, contudo, é necessário compreender os procedimentos adotados após a queda do cabo durante o temporal.
BR-116: Mulher é resgatada de cárcere privado pela PRF após deixar bilhete em posto de gasolina
“Entendo a revolta da população com o caso e vamos estabelecer o inquérito para entender as circunstâncias do que aconteceu”, avisa. “Vamos ouvir os moradores, a RGE, a Prefeitura de Canoas, ou seja, os envolvidos.”
Embora em um trabalho inicial, Guns confirma que a área acabou sendo isolada, o que significa que o poder público esteve no local e advertiu que o trecho não deveria ser ultrapassado, no entanto, isso não foi suficiente para evitar a tragédia.
“Se existe um procedimento, queremos saber qual é e se foi adotado corretamente. Agora, se não existe, que o relatório final do inquérito sirva para criar um procedimento que passe ser adotado, evitando novas tragédias”, ressalta. “Porque o fato é que houve a perda de uma vida.”
RS-239: O que diz motorista que fugiu de acidente que matou pizzaiolo na região
O que diz a RGE?
A reportagem questionou também a concessionária Rio Grande Energia (RGE) sobre o acidente. A empresa, por meio de nota oficial encaminhada por assessoria de comunicação, resumiu que "a RGE lamenta profundamente o acidente ocorrido em Canoas no dia de hoje [ontem] e se coloca à disposição para prestar os esclarecimentos necessários às autoridades competentes".
Alerta
O alerta em caso de chuva forte e temporais é de que ninguém toque em fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica.
"A orientação nesses casos é acionar imediatamente a RGE e o corpo de bombeiros e aguardar o atendimento." A RGE atende pelo WhatsApp: (51) 99955-0002, pelo 0800-9700900 ou pelo site www.rge-rs.com.br
O que diz a Prefeitura?
Na madrugada desta segunda-feira (2), a Defesa Civil de Canoas esteve na esquina das ruas Ceará e Guaporé, no bairro Mathias Velho, após um chamado relatando que havia fios de energia elétrica no chão.
Os agentes estiveram no endereço e acionaram também a Diretoria de Trânsito que, por sua vez, sinalizou a região com uso de cones, cavaletes e fita de isolamento.
O comando da Defesa Civil também fez contato com a RGE para relatar o caso e a situação de risco. As circunstâncias do acidente que resultou na morte de um motociclista, por volta das 5h30, serão investigadas pela Polícia Civil.