COLISÃO NA BR-386

Morre um dos feridos no acidente envolvendo família de Estância Velha no primeiro dia do ano

Mãe afirma que filho participou de rodeio no final de semana e passou o ano-novo com amigos no litoral norte

Publicado em: 04/01/2024 09:35
Última atualização: 04/01/2024 10:11

Morreu na madrugada desta quinta-feira (4) uma das vítimas do acidente registrado na BR-386, entre Mormaço e Soledade, no primeiro dia de 2024. A colisão envolveu uma família de Estância Velha.


Acidente aconteceu na BR-386, entre Mormaço e Soledade Foto: Corpo de Bombeiros

A vítima foi identificada como Renan Marcondes Loureiro, 19 anos. Ele era passageiro do Celta, que, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente no Fiat Pálio em que estavam os cinco moradores de Estância Velha.

Marcondes estava internado na UTI do Hospital de Clínicas de Passo Fundo em estado grave desde a noite do acidente. A morte dele foi confirmada às 2h45 desta quinta. A vítima estava com múltiplas fraturas e lesões pelo corpo, como traumatismo craniano, fratura no maxilar e perfuração no fígado.

"Gratidão por ele ter me escolhido", diz mãe

A mãe de Renan, Débora Marcondes, afirma que o filho lutou pela vida desde o momento do acidente. "Ele foi até onde teve forças, mas não resistiu e nos deixou nesta madrugada, após toda família se despedir dele. As lesões que ele sofreu foram muito graves. Teve traumatismo craniano, hemorragia interna, entre outras lesões", explica.


Renan Marcondes Loureiro tinha 19 anos Foto: Arquivo pessoal

Débora prefere substituir o sentimento de pesar pelo sentimento de gratidão. "Ele foi um filho muito amado e querido. Só sinto gratidão por ele ter me escolhido para ser sua mãe", coloca.

Débora também agradece a rede de apoio que se formou desde o momento que correu a notícia do acidente. "Conseguimos arrecadar 150 bolsas de sangue em prol dele, o que mostra a dimensão dos laços de amizade que ele tinha. Essa mobilização revela quem ele era, estou com meu coração tranquilo", sublinha.

Marcondes era ligado ao tradicionalismo e laçador. No último final de semana, de sexta a domingo (31), participou de um rodeio no município de Coxilha, com o amigo, que acabou se envolvendo no mesmo acidente. Após o rodeio, a dupla seguiu até Capão da Canoa, no litoral norte, onde passou a virada de ano com outros amigos. "Não tenho dúvidas de que ele partiu realizado. No final de semana, participando de um rodeio e o ano-novo com amigos na praia, como ele sempre quis", explica a mãe.

O acidente aconteceu quando Renan Marcondes e o amigo, de 21 anos, retornavam do litoral norte para Passo Fundo. Além de laçador, o jovem era representante comercial de uma marca de camisas para tradicionalistas.

Sepultamento será em Ernestina

O corpo do representante comercial será velado a partir das 13h30 desta quinta-feira, na capela mortuária do Cemitério Vera Cruz, em Passo Fundo. Às 17 horas, o corpo será levado para a localidade de Três Lagoas, em Ernestina, terra natal da família, onde será velado às 10 horas de sexta-feira (5).

Acidente na volta do réveillon 

O acidente aconteceu por volta das 23 horas de segunda-feira (1°), na BR-386, entre os municípios de Mormaço e Soledade. De acordo com a PRS, a família de Estância Velha estava em um Fiat Pálio, transitando no sentido interior-Capital, quando foi atingido frontalmente por um Celta, que seguia no sentido contrário e invadiu a pista contrária na altura do km 228 da rodovia.


Acidente aconteceu na BR-386, entre Mormaço e Soledade Foto: Corpo de Bombeiros

Com o choque, os cinco ocupantes do Pálio e os dois ocupantes do Celta ficaram feridos. O motorista e o passageiro do veículo que causou o acidente, um de 19 anos e outro de 21 anos, ficaram gravemente feridos e foram transferidos a um hospital de Passo Fundo, cidade onde residem. Renan Marcondes não resistiu e morreu nesta quinta (4).

O acidente aconteceu quando os moradores do bairro Morro Agudo, em Estância Velha, retornavam de Chapecó, em Santa Catarina, onde passaram a virada de ano na casa de familiares. Dos cinco moradores de Estância Velha, apenas um segue hospitalizado. É o motorista do Pálio. Ele está internado no Hospital de Clínicas de Passo Fundo, onde aguarda cirurgias. A companheira dele, de 44 anos, e os três filhos dela - duas meninas, de 8 e 10 anos, e um menino de 15 anos - receberam alta na terça-feira (2).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas