COLISÃO NA BR-386
Morre um dos feridos no acidente envolvendo família de Estância Velha no primeiro dia do ano
Mãe afirma que filho participou de rodeio no final de semana e passou o ano-novo com amigos no litoral norte
Última atualização: 04/01/2024 10:11
Morreu na madrugada desta quinta-feira (4) uma das vítimas do acidente registrado na BR-386, entre Mormaço e Soledade, no primeiro dia de 2024. A colisão envolveu uma família de Estância Velha.
A vítima foi identificada como Renan Marcondes Loureiro, 19 anos. Ele era passageiro do Celta, que, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente no Fiat Pálio em que estavam os cinco moradores de Estância Velha.
Marcondes estava internado na UTI do Hospital de Clínicas de Passo Fundo em estado grave desde a noite do acidente. A morte dele foi confirmada às 2h45 desta quinta. A vítima estava com múltiplas fraturas e lesões pelo corpo, como traumatismo craniano, fratura no maxilar e perfuração no fígado.
"Gratidão por ele ter me escolhido", diz mãe
A mãe de Renan, Débora Marcondes, afirma que o filho lutou pela vida desde o momento do acidente. "Ele foi até onde teve forças, mas não resistiu e nos deixou nesta madrugada, após toda família se despedir dele. As lesões que ele sofreu foram muito graves. Teve traumatismo craniano, hemorragia interna, entre outras lesões", explica.
Débora prefere substituir o sentimento de pesar pelo sentimento de gratidão. "Ele foi um filho muito amado e querido. Só sinto gratidão por ele ter me escolhido para ser sua mãe", coloca.
Débora também agradece a rede de apoio que se formou desde o momento que correu a notícia do acidente. "Conseguimos arrecadar 150 bolsas de sangue em prol dele, o que mostra a dimensão dos laços de amizade que ele tinha. Essa mobilização revela quem ele era, estou com meu coração tranquilo", sublinha.
Marcondes era ligado ao tradicionalismo e laçador. No último final de semana, de sexta a domingo (31), participou de um rodeio no município de Coxilha, com o amigo, que acabou se envolvendo no mesmo acidente. Após o rodeio, a dupla seguiu até Capão da Canoa, no litoral norte, onde passou a virada de ano com outros amigos. "Não tenho dúvidas de que ele partiu realizado. No final de semana, participando de um rodeio e o ano-novo com amigos na praia, como ele sempre quis", explica a mãe.
O acidente aconteceu quando Renan Marcondes e o amigo, de 21 anos, retornavam do litoral norte para Passo Fundo. Além de laçador, o jovem era representante comercial de uma marca de camisas para tradicionalistas.
Sepultamento será em Ernestina
O corpo do representante comercial será velado a partir das 13h30 desta quinta-feira, na capela mortuária do Cemitério Vera Cruz, em Passo Fundo. Às 17 horas, o corpo será levado para a localidade de Três Lagoas, em Ernestina, terra natal da família, onde será velado às 10 horas de sexta-feira (5).
Acidente na volta do réveillon
O acidente aconteceu por volta das 23 horas de segunda-feira (1°), na BR-386, entre os municípios de Mormaço e Soledade. De acordo com a PRS, a família de Estância Velha estava em um Fiat Pálio, transitando no sentido interior-Capital, quando foi atingido frontalmente por um Celta, que seguia no sentido contrário e invadiu a pista contrária na altura do km 228 da rodovia.
Com o choque, os cinco ocupantes do Pálio e os dois ocupantes do Celta ficaram feridos. O motorista e o passageiro do veículo que causou o acidente, um de 19 anos e outro de 21 anos, ficaram gravemente feridos e foram transferidos a um hospital de Passo Fundo, cidade onde residem. Renan Marcondes não resistiu e morreu nesta quinta (4).
O acidente aconteceu quando os moradores do bairro Morro Agudo, em Estância Velha, retornavam de Chapecó, em Santa Catarina, onde passaram a virada de ano na casa de familiares. Dos cinco moradores de Estância Velha, apenas um segue hospitalizado. É o motorista do Pálio. Ele está internado no Hospital de Clínicas de Passo Fundo, onde aguarda cirurgias. A companheira dele, de 44 anos, e os três filhos dela - duas meninas, de 8 e 10 anos, e um menino de 15 anos - receberam alta na terça-feira (2).