A espera chegou ao fim. O menino de 2 anos que ficou ferido após um criminoso em fuga da Brigada Militar colidir no carro da família dele na RS-239, em Parobé, enfim foi transferido de hospital para realização de um exame de ressonância magnética. Desde terça-feira (29), a criança estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre.
De acordo com a família, a equipe médica solicitou o exame na quarta-feira (30) e foram informados de que era necessário aguardar em uma fila de espera, que é regulada pela Secretária Estadual de Saúde. A pasta informou que segue processo técnico de regulação conforme avaliação técnica de profissionais de saúde do município de origem e da Central de Regulação. O HPS, por sua vez, explicou à reportagem que não realiza esse exame porque precisa “ser feito dentro de hospital de alta complexidade”.
Leia mais: Sedativo usado na morte da esposa de médico foi levado do estoque do Samu um dia antes do crime
Após mais de 48 horas de agonia e espera, os parentes do menino foram informados na manhã desta sexta-feira (1º), que ele seria transferido para o Hospital de Clínicas (HCPA), também na Capital gaúcha.
Segundo o pai do menino, ele foi transferido para o HCPA por volta das 18 horas e o procedimento deve ser realizado ainda nesta sexta. Em nota, disse que “paciente está agendado para ser recebido hoje às 18h30”.
“Um alívio, conseguir esse exame e fazer essa transferência. Agora meu filho vai para um hospital que vai conseguir fazer todos os exames que ele necessita e ter todos os diagnósticos nas mãos dos médicos”, afirma o pai. Ele ainda pede agradece todo o apoio e orações que a família tem recebido nos últimos dias.
O homem ainda salienta que a família não está organizando “vaquinhas” nem pedindo dinheiro. Só reforça o envio de apoio por meio de orações. O menino segue na UTI e em estado grave.
O ABC+ não publica a identidade nem fotos da família dos envolvidos para preservar a integridade da criança, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Mãe e irmãos se recuperam
O acidente que deixou o menino gravemente ferido aconteceu por volta do meio-dia da terça-feira (29). A família que mora no bairro São Jorge, em Novo Hamburgo, estava indo para a casa da praia, em Imbé, quando no quilômetro 41 da RS-239, em Parobé, um Chevrolet Onix colidiu frontalmente no Renault Clio deles.
O motorista que provocou o acidente era foragido da Justiça e fugia de uma barreira da Brigada Militar. Ele invadiu a pista contrária quando bateu no carro família, que trafegava no sentido Sapiranga Taquara. O homem em fuga foi preso após o acidente e os policiais apreenderam uma arma de fogo que estava com ele.
No carro, além do menino de 2 anos, estavam o pai, a mãe e dois irmãos. A mulher de 30 anos, e as outras duas crianças também tiveram lesões, mas já estão aos cuidados da família. A genitora, realizou uma cirurgia na perna na última quarta-feira (30) e nesta sexta-feira (1º) ela retornou ao bloco cirúrgico do Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Canoas. Ela não corre risco de morte.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags