Um caso de xenofobia terminou com uma pessoa presa nesta segunda-feira (12), em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), em Morro Reuter.
Conforme a Brigada Militar, uma equipe foi chamada até o posto pela manhã, para atender uma ocorrência de injúria discriminatória. Aos policias foi relatado que a vítima, uma mulher de 39 anos, foi discriminada por um homem de 63, por sua origem nordestina.
Todos envolvidos na ocorrência são colegas e trabalham no posto de saúde, segundo a BM. A reportagem apurou que se trata de uma enfermeira e um médico.
Duas testemunhas que presenciaram o fato, assim como a vítima e o acusado, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo.
Conforme a BM, o delegado plantonista determinou a prisão em flagrante por injúria discriminatória.
Procurada, a Prefeitura de Morro Reuter afimou que “irá se pronunciar quando estiver totalmente inteirada dos fatos e que será aberta uma sindicância para apuração destes fatos.”
O que é xenofobia?
A xenofobia é caracterizada pelo ódio, rejeição, preconceito ou hostilidade em relação a aquele que nasceu de um lugar diferente do seu, como outro país ou região.
Xenofobia é crime no Brasil?
Sim. A ação de “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional” foi incluída na Lei 9.459, de 1997 – que altera os artigos 1º e 20 da Lei 7.716/89, sobre os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.
LEIA TAMBÉM