Uma facção criminosa responsável pela distribuição de drogas no Rio Grande Sul, com origem no Vale do Sinos, foi alvo de operação policial na manhã desta quinta-feira (27) em três estados. Os alvos da Polícia Civil estavam espalhados por Santa Catarina, Paraná e também no RS.
Até 11h30, 54 pessoas haviam sido presas, 18 veículos apreendidos, além de drogas e cerca de R$ 34 mil em espécie. Além do valor achado durante as buscas, aproximadamente R$ 6 milhões foram bloqueados em contas bancárias.
Conforme a Polícia Civil, os criminosos dispõem de um complexo esquema para compra, venda e distribuição das drogas, cobrindo o território gaúcho por completo. As investigações começaram a partir da denúncia em maio de 2023, dando conta que drogas estavam escondidas no interior de uma lavagem em Viamão. Na época, cerca de duas toneladas de maconha haviam sido apreendidas.
“Isso frequentemente resulta em conflitos entre grupos rivais, que disputam territórios de venda de drogas, no armamento de criminosos para manter o controle de suas áreas, na coação de residentes em regiões dominadas pelo tráfico de drogas, no recrutamento de crianças e adolescentes para atividades criminosas”, afirma a Delegada Ana Flávia Leite.
LEIA TAMBÉM