Mais de 4 toneladas de eletrônicos, celulares e acessórios foram apreendidos nos municípios de Novo Hamburgo, São Leopoldo e Gravataí. Conforme a Receita Federal, a suspeita é de que a mercadoria tenha sido importada ilegalmente.
LEIA TAMBÉM: “200 mil crianças sequestradas e abusadas”, diz delegado sobre crime que envolve empresário da região
A estimativa é que o valor dos produtos superem os R$ 2 milhões. A investigação apontou para um alto nível de ilegalidade na comercialização de algumas marcas. Além disso, a fiscalização apurou que os itens eram vendidos por preços muito abaixo dos praticados em lojas oficiais. Isso acontecia pelo fato da mercadoria entrar de forma ilegal no Brasil, sem o pagamento de impostos.
Outro ponto apurado foram os indícios de falsificação em diversos produtos, que não seguem as normas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Após a apreensão, os produtos foram encaminhados ao depósito da Receita Federal e os proprietários intimados a apresentar os comprovantes, de importação e pagamento.
Caso seja comprovada a fraude, a mercadoria será leiloada pela Receita Federal e os proprietários poderão responder pelo crime de contrabando.
LEIA TAMBÉM