Uma semana após um menino, na época com 3 anos, ser abandonado pelo pai na Estação Rodoviária de Três Coroas, a mãe, de 29 anos, foi encontrada morta em Porto Alegre. Conforme a Polícia Civil, o corpo da mulher estava escondido em um saco plástico no quarto do casal, debaixo da cama, já em decomposição. O cadáver foi encontrado nesta terça-feira (29).
O delegado Ivanir Luiz Moschen Caliari, titular da delegacia de Três Coroas, afirma que o inquérito policial que investigava o pai pelo abandono foi encerrado. Ele foi indiciado pelo crime de abandono de incapaz com deficiência.
LEIA TAMBÉM: Crimes recentes acendem alerta sobre a saúde mental
Caliari explica que a Polícia também investigava a mãe, que inicialmente era suspeita de ter participado do abandono. Porém, no decorrer da investigação, a mulher foi encontrada morta após vizinhos chamarem o policiamento em razão do mau cheiro. A residência estava trancada desde o dia em que o pai e a criança se dirigiram até a cidade do Vale do Paranhana, no último dia 22.
CONFIRA: Médico é preso suspeito de matar a esposa em Canoas
O pai do menino é apontado como o principal suspeito do crime de feminicídio, que segue em investigação pelo Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da capital.
O homem estava preso preventivamente na penitenciária de Sapucaia do Sul em razão do abandono de do filho. Nesta segunda-feira (28), ele obteve habeas corpus e foi liberado. Quando tomou conhecimento do feminicídio, a Polícia Civil empregou novas buscas pelo suspeito, preso novamente nesta quarta (30), encontrado em uma fazenda para recuperação de dependentes químicos no interior de Três Coroas.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Menino está com avô
O menino fez aniversário de 4 anos na última quinta-feira (24) e está morando com um avô. Na semana passada, o Tribunal de Justiça do Estado (TJRS) confirmou que a Juíza Gabriela Irigon Pereira concedeu liminarmente a guarda provisória ao avô.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
“O avô foi atendido por meio do projeto Justiça Itinerante, que oferece assistência jurídica de forma gratuita e acessível em Belém Novo, no extremo sul da capital gaúcha”, destaca o TJRS.
A Justiça diz, ainda, que a criança possui problemas de saúde e se alimenta por sonda. Conforme entendimento da juíza, os pais não têm condições de proteger e administrar os direitos da criança.
O menino recebe benefícios do governo e, por conta disso, a Justiça determinou o bloqueio do cartão de benefícios em nome do menor, que tinha a mãe como responsável e expediu um novo cartão com o avô como responsável.
O caso
O menino foi deixado em um ônibus na Estação Rodoviária de Três Coroas, no dia 22. A criança teve alta do Hospital Oswaldo Diesel no dia 23 e foi entregue inicialmente ao Conselho Tutelar de Porto Alegre, na sequência, foi entregue ao avô.
O pai, um homem de 25 anos, foi preso em flagrante por abandono de incapaz. A prisão foi homologada pela Justiça e convertida em prisão preventiva. Em seu depoimento, ele declarou que tomou a atitude para se internar em uma clínica de reabilitação em busca de um tratamento contra o uso de drogas.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
-
Tags
- abandono
- avo recebe guarda
- conselho tutelar
- conteúdo sensível
- Criança Abandonada
- criança deixada em onibus
- delegado Ivanir Luiz Moschen Caliari
- ECA
- femicidio
- guarda provisoria
- homicídio
- menino abandonado em onibus
- mulher encontrada morta
- mulher morta em saco plastico
- policia civil
- porto alegre
- TRÊS COROAS
- vale do paranhana