O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, afirmou, em coletiva de imprensa no fim da tarde desta sexta-feira (26), que uma investigação preliminar sumária (IPS) foi aberta para averiguar o contrato que a administração municipal tinha com a Pousada Garoa, onde 10 pessoas morreram após o prédio localizado no bairro Floresta ser atingido por um incêndio nesta madrugada. O político informou que foi decretado três dias de luto oficial na cidade.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Conforme Melo, das mais de 30 vagas disponibilizadas no espaço, 16 eram destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social encaminhadas para lá pela prefeitura, que dava aos acolhidos um voucher válido por 15 dias. Ainda segundo ele, não há confirmação se, no momento do incêndio, todas essas vagas municipais estavam ocupadas.
Ao todo, a Pousada Garoa tem 400 quartos contratados pelo município, distribuídos entre 23 pousadas espalhadas pela cidade. Destes, atualmente 320 estão sendo utilizados. O primeiro convênio entre o estabelecimento e a prefeitura foi realizado em 2020, em caráter emergencial. Posteriormente, em 2022, foi aberto um credenciamento para todas as empresas que quisessem participar, mas apenas a Garoa se habilitou.
- INCÊNDIO: Identificadas cinco vítimas da pousada que pegou fogo em Porto Alegre; entenda como o IGP realiza os reconhecimentos
- INCÊNDIO: “Noite aterrorizante”, relatam moradores que escaparam com vida da pousada que pegou fogo em Porto Alegre
- INCÊNDIO: Veja fotos e vídeos da tragédia que matou 10 pessoas em pousada de Porto Alegre
Quanto ao Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI), Melo preferiu não entrar em detalhes, mas afirmou que o documento é de responsabilidade da empresa contratada, “que deve se adequar aquilo que ela vai fazer”.
- INCÊNDIO: Vítima se joga de prédio em chamas e fica em estado grave; saiba como estão os demais feridos em pousada
- INCÊNDIO: Pousada que pegou fogo em Porto Alegre venceu licitação para atender pessoas em situação de rua
Agora, Melo informa que os outros estabelecimentos da empresa com os quais a prefeitura tem contrato passarão por fiscalização nos próximos dias. Ele ressalta que a previsão para entrega do resultado da IPS é de 10 a 15 dias.
O prefeito relatou que câmeras de segurança flagraram um homem entrando e saindo do prédio por volta das 2 horas, horário em que o fogo teria iniciado. Ele disse não poder afirmar se trata-se de uma situação suspeita, mas informou que a gravação foi entregue à Polícia Civil, que investiga o caso.
Vítimas do incêndio
Além das 10 pessoas que morreram, das quais cinco já foram identificadas pelo Instituto-Geral de Perícia (IGP), outras 15 ficaram feridas. Até o fim desta tarde, duas seguiam em estado grave e sete foram liberadas ao longo do dia.
- INCÊNDIO: Pousada que pegou fogo em Porto Alegre venceu licitação para atender pessoas em situação de rua
- INCÊNDIO: Animais são resgatados vivos do interior de pousada; 10 pessoas e um cachorro morreram
Outras cinco estavam ainda em atendimento no Hospital de Pronto-Socorro ou no Hospital Cristo Redentor, mas sem risco de morte. Além disso, um ferido foi encaminhado para atendimento no Hospital Santa Ana.
LEIA TAMBÉM