10 MORTES
INCÊNDIO: Pousada que pegou fogo em Porto Alegre venceu licitação para atender pessoas em situação de rua
Prefeitura diz que a situação da hospedagem era regular e que local passava por fiscalizações recorrentes
Última atualização: 26/04/2024 12:03
A pousada Garoa, onde 10 pessoas morreram em um incêndio na madrugada desta sexta-feira (26), tinha convênio com a prefeitura de Porto Alegre para receber pessoas em situação de rua. Segundo a Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), a hospedagem, localizada na Avenida Farrapos, era particular, mas pessoas em situação de vulnerabilidade social que não estavam aptas para ir para albergues, recebiam um voucher para ficar no local.
Conforme a Defesa Civil, o local tem capacidade para 30 pessoas, mas ainda não se sabe ao certo quantas estavam no local no momento em que as chamas se espalharam. Além das 10 mortes, nove pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para atendimento no Hospital de Pronto-Socorro (HPS) e para o Hospital Cristo Redentor.
A prefeitura afirma que a Garoa venceu uma licitação no fim do ano passado e que sua situação era regular. O município acrescenta que o local passava por fiscalizações recorrentes. A empresa tem outras unidades, que também têm vagas para pessoas em situação de vulnerabilidade.
A FASC afirma que os moradores serão encaminhados para outros locais.
O comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Lúcio Junes da Silva, disse no início da manhã que a perícia criminal estava no local para identificar as vítimas e investigar as causas do incêndio, que começou por volta das 2 horas.
Prefeito, governador e presidente se manifestaram
Através do X, antigo Twitter, o prefeito Sebastião Melo, se manifestou sobre o ocorrido. "Com profunda tristeza acompanho a apuração do incêndio com vítimas na pousada Garoa, na Farrapos. A prioridade agora é o atendimento aos cidadãos resgatados e encaminhados ao HPS. A prefeitura trabalha para acolher os moradores e apoiar a investigação dessa tragédia."
Já o governador Eduardo Leite, diz que o incêndio "nos consterna profundamente". "O Corpo de Bombeiros mobilizou cinco caminhões e dezenas de bombeiros para combater as chamas durante a madrugada."
Já o governador Eduardo Leite, diz que o incêndio "nos consterna profundamente". "O Corpo de Bombeiros mobilizou cinco caminhões e dezenas de bombeiros para combater as chamas durante a madrugada."
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também usou as redes sociais para comentar o assunto. "Com tristeza e preocupação soube da morte de ao menos 10 pessoas em incêndio em uma pousada de Porto Alegre. O estabelecimento acolhia pessoas em situação de vulnerabilidade na capital gaúcha. Minha solidariedade às famílias e aos amigos que perderam seus entes."
A Polícia Civil investiga o incêndio. Há suspeita de que ele tenha sido criminoso. Também é investigado se o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) estava em dia.