O homem que foi morto na noite de segunda-feira (15) por um policial militar em Novo Hamburgo foi identificado como Paulo Fernando Salustiano da Silva, de 28 anos, natural de São Paulo. Segundo a Brigada Militar (BM), ele teria ameaçado atirar contra brigadianos, momento em que foi baleado. O caso aconteceu por volta das 20 horas, próximo ao cruzamento da Rua Primeiro de Março com a Rua Alvear, no bairro Santo Afonso.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Conforme a BM, uma viatura fazia abordagens na região quando o homem foi até ela, de bicicleta, e começou a falar com os policiais, que não entenderam o que ele dizia. Em seguida, ele teria sacado uma arma e a apontado para os soldados. Ainda segundo a BM, um PM conseguiu desarmá-lo e atirou contra ele. O PM efetuou quatro disparos. Silva morreu no local.
Dos dois policiais que estavam na viatura, apenas o motorista ficou ferido, com escoriações leves no braço esquerdo.
O revólver dele, calibre .38, estava carregada com cinco munições. Na mochila que carregava foram encontrados um envelope com R$ 5.138 mil e duas pedras de crack. Ainda de acordo com a BM, ele tinha antecedentes por ameaça, furtos, lesão corporal, perseguição e posse de entorpecentes.
Investigações
Segundo a Brigada Militar, a corporação instalou um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as circunstâncias dos fatos. Os soldados envolvidos na ocorrência não foram afastados das atividades, mas foram encaminhados para avaliação e acompanhamento psicológico “em decorrência do estresse decorrente da ocorrência”, como informa a instituição.
O fato também é investigado pela Delegacia de Homicídios de Novo Hamburgo. A delegada Marcela Ehler diz que o “caso está sendo apurado dentro dos trâmites legais, as diligências estão em andamento desde a noite de ontem [segunda]”.
LEIA TAMBÉM