Um homem de 28 anos morreu após ser baleado enquanto caçava. A Polícia Civil investiga o caso, mas a principal hipótese é que ele tenha sido atingido por um disparo acidental.
O caso aconteceu no último sábado (6) na cidade de Maçambará, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Conforme relato das duas testemunhas à Polícia, Renan Mattana estava na caçamba de sua caminhonete quando foi atingido pelo tiro.
Os amigos, que estavam na cabine do veículo, relataram que a espingarda calibre 12 de Renan teria caído sobre a caminhonete e disparado. “Disseram que ouviram o disparo e socorreram o jovem”, afirma o delegado Ericson Mota. Ele foi atingido no lado esquerdo do tórax e socorrido ao Hospital Ivan Goulart, em São Borja, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
O jovem era morador de Santo Ângelo, onde foi sepultado neste fim de semana. Ele deixa a esposa, que está grávida de gêmeos.
A Polícia Civil aguarda os laudos do Instituto-Geral de Perícias (IGP) para esclarecer qual foi o trajeto do projétil e onde a arma estava no momento do disparo. Quanto a prática de caça, que era feita pelo trio na estrada, o delegado diz que solicitou aos órgãos competentes as confirmações. “Estamos verificando a regularidade das autorizações e documentações da vítima e das testemunhas.”
Em nota, a Associação Brasileira de Caçadores, através da página Aqui Tem Javali, lamentou a morte de Renan. “Que a notícia dessa triste fatalidade possa servir pra conscientização de outros caçadores por todo mais sobre o manuseio seguro de seus equipamentos, lembrando que fazemos trabalho de conscientização tendo inclusive publicado manuais de segurança que são distribuídos gratuitamente para nossos filiados e seguidores.”
LEIA TAMBÉM