Segurança

Guarda Municipal de Canoas passa por curso de estatística e análise criminal de dados

Capacitação visa a elaboração de estratégias práticas para reforçar a sensação de segurança para a população

Publicado em: 25/02/2024 11:10
Última atualização: 25/02/2024 11:10

Voltado aos chefes de unidade e agentes da área operacional da Guarda Municipal (GM) de Canoas, o curso sobre Estatística e Análise Criminal – Nível I, relacionado aos dados gerados pelo Observatório de Segurança Pública de Canoas (OSPC), foi promovido na manhã desta quinta-feira (22), nas dependências do Gabinete de Gestão Integrada (GGI-M).

Guarda Municipal reforça a segurança pública em momento de crise em Canoas Foto: PMC/DIVULGAÇÃO

A importância da qualificação foi destacada pelo secretário de Segurança Pública, Marcelo Pitta. “Eu vejo a necessidade de utilizarmos da melhor forma possível os dados que são produzidos pelo Observatório e transformar isso em otimização de recursos humanos. Com o trabalho do Setor de Inteligência da GM, elaboramos a análise do que é produzido e colocamos ações estratégicas em prática para a maior sensação de segurança das pessoas”, disse o secretário na abertura da atividade.

O conteúdo teórico do curso foi desenvolvido pelo coordenador do OSPC e Mestre em Segurança Cidadã, Jacson Portolon. Conforme o ministrante, a estatística criminal e a análise criminal são conceitos relacionados, mas têm propósitos distintos no campo da segurança pública e da criminologia.

“As informações de onde, quando, como, por que, o perfil criminal do indivíduo, da vítima, características do ambiente e as circunstâncias situacionais aparecem em aspectos mais subjacente do fenômeno criminal. Enquanto a estatística mostra um quantitativo para que a se tenha uma visão geral e seja possível pensar em planejamentos”, detalhou.

O OSPC é uma ferramenta estratégica inovadora que ajuda no trabalho dos gestores públicos da área de segurança de Canoas. A tecnologia serve como base para o planejamento de políticas públicas e técnicas de enfrentamento da violência urbana. A partir dos dados gerados, o Município consegue desenvolver uma gestão mais inteligente dos recursos empregados, aumentando a segurança e a qualidade de vida da população do município.

Hoje, os principais indicadores criminais monitorados pelo Observatório são: mortes violentas, furto e roubo de veículos e roubo a pedestres. O sistema ainda monitora indicadores diversos de ocorrências e contribui com os projetos de prevenção à violência no âmbito da Secretaria de Segurança Pública e Guarda Municipal, seja com diagnósticos territoriais ou desenvolvendo a avaliação dos diferentes programas executados.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasCanoasPolícia
Matérias Relacionadas