abc+

POLÍCIA

GOLPE DOS NUDES: "Atores" que se passavam por delegado e mãe de adolescente entre os presos no RS

Operação na Grande Porto Alegre prende três suspeitos de fazer vítimas no Distrito Federal

Publicado em: 30/08/2024 às 03h:00 Última atualização: 30/08/2024 às 14h:14
Publicidade

A Grande Porto Alegre segue como polo do golpe dos nudes no Brasil. Na manhã de quinta-feira (29), a região foi alvo de operação da Polícia Civil do Distrito Federal, com apoio de agentes gaúchos. Três foram presos, na esteira do fechamento de duas falsas delegacias em Novo Hamburgo, há dois anos, que representaram as maiores descobertas contra o esquema.

A Operação Falso Policial capturou, no início da manhã, um homem de 31 anos em Gravataí e um casal em Porto Alegre. O morador da capital, de 40 anos, é acusado de se passar por delegado de Polícia e a companheira, de 34, seria uma espécie de atriz que interpretava a mãe de uma falsa vítima de pedofilia para extorquir homens pelo País.

Nova operação contra o golpe dos nudes ocorreu na manhã de quinta-feira | abc+



Nova operação contra o golpe dos nudes ocorreu na manhã de quinta-feira

Foto: Polícia Civil

VEJA TAMBÉM: Investigação em clube de tiro de Novo Hamburgo tem prisões, bloqueio de R$ 66 milhões, apreensão de armas e modelos de luxo da BMW e Land Rover

Conforme a Polícia, os três fazem parte do tradicional enredo do golpe dos nudes, em que homens são atraídos pelo perfil falso de uma jovem atraente. Seduzidos, caem na trama ao enviar fotos e vídeos íntimos.

Aí entra em contato a figura de um policial, informando que a conversa e troca de mensagens era com uma adolescente. O falso delegado exige o pagamento de dinheiro para não investigar crime de pedofilia ou mesmo divulgar as imagens íntimas da vítima.

CLIQUE PARA LER: Homem que atacou creche em Blumenau com machadinha e matou quatro crianças é condenado a 220 anos de prisão

Três mortes

Operações no Rio Grande do Sul de polícias de outros estados, como São Paulo, Minas Gerais e Goiás, se tornaram frequentes nos últimos anos. A última aconteceu na manhã de 25 de março deste ano, com 24 mandados de busca e apreensão cumpridos em Sapucaia do Sul, Montenegro e Santa Vitória do Palmar.

Uma das vítimas era um agricultor de 48 anos de Caiapônia, na região sudoeste de Goiás, que não suportou a pressão dos golpistas e cometeu o suicídio*. Ele chegou a pagar mais de R$ 50 mil para não ter a intimidade exposta, mas as extorsões não paravam.

As outras duas mortes atribuídas ao golpe dos nudes, na região sudeste do País, estão diretamente ligadas a traficantes de Novo Hamburgo, conforme investigações interestaduais. Em novembro de 2021, um comerciário de 22 anos da cidade de Manga, em Minas Gerais, não aguentou a pressão psicológica e se matou.

O mesmo aconteceu com um morador de 35 anos de Teodoro Sampaio, em São Paulo, num intervalo de poucos dias. A Polícia acredita que haja outros casos extremos, pois muitos não são registrados.

VEJA TAMBÉM: Identificado jovem encontrado morto dentro de casa em Novo Hamburgo

Traficantes faziam teatro do crime

A Operação Teatro do Crime da 1ª DP de Novo Hamburgo fez as descobertas mais relevantes no contexto das investigações sobre o golpe dos nudes. Em intervalo de dois dias, em abril de 2022, encontrou uma delegacia clandestina na Rua Sapiranga e outra na Rua José Aloísio Daudt, no bairro Canudos. Eram palcos das encenações contra vítimas de diferentes regiões do País.

As réplicas de gabinetes policiais tinham banners de instituições de vários Estados e pilhas de documentos públicos falsificados, como boletins de ocorrência, depoimentos e certidões de óbito. Também um cadastro de homens de vários estados, de diferentes faixas etárias, que haviam caído no golpe.

O bando contava até com atores e atrizes amadores para a interpretação de pais das adolescentes e policiais.

*Centro de Valorização da Vida (CVV)

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas por dia.

O CVV tem cerca de 3 mil voluntários e atende aproximadamente 8 mil ligações por dia. Telefone do CVV: 188

ACESSE O CHAT AQUI

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade