prejuízo
Estagiário do INSS é preso por fraudar sistema de crédito consignado; veja como ele agia
Outras duas aprendizes adolescentes foram apreendidas sob suspeita do mesmo crime
Última atualização: 18/07/2024 18:21
Três estagiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são suspeitos de fraudar a concessão de empréstimos consignados na Bahia. Um dos aprendizes, maior de idade, foi preso em flagrante nesta quarta-feira (17). Duas adolescentes, que trabalhavam na mesma agência da Previdência Social em Salvador, foram apreendidas.
LEIA TAMBÉM: Homem finge ser mulher em app para atrair e tentar matar vítima em Canoas
Investigações preliminares indicam que os três estagiários desbloqueavam benefícios previdenciários sem o conhecimento dos titulares, mediante a inserção de documentos falsos nos sistemas do INSS. A partir daí, outros envolvidos no esquema contratavam empréstimos consignados em nome dos beneficiários lesados, que nada sabiam da fraude.
SAIBA MAIS: VÍDEO: Idosa de 92 anos escala portão de 2 metros de altura e foge de casa de repouso
A ação desta quarta-feira foi realizada pela Polícia Federal (PF), em conjunto com o Ministério da Previdência Social, que não divulgou o valor do prejuízo causado pelo esquema.
O estagiário preso foi encaminhado à Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia. Já as adolescentes apreendidas foram encaminhadas à Delegacia do Adolescente Infrator.
ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Os três podem responder pela prática de crime/ato infracional de inserção de dados falsos nos sistemas de informação, cuja pena máxima pode chegar a 12 anos de reclusão (no caso do estagiário maior de idade).