REFORÇO NA SEGURANÇA
Estado reforça segurança no Litoral gaúcho
Operação vai reforçar o atendimento dos órgãos de segurança em toda extensão litorânea do Estado
Última atualização: 31/12/2023 11:40
Começou na manhã desta quinta-feira (28) a Operação Integrada Litoral Norte-Sul, deflagrada e coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), a ação reúne quatro órgãos estaduais além da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Inserida no âmbito da Operação Verão Total, que começou no dia 16 de dezembro, a ação iniciada nesta quinta vai atuar em 25 municípios do litoral gaúcho.
O reforço da presença da SSP nas cidades litorâneas é uma medida adotada para combater a criminalidade, além de ações de segurança preventiva, sociais e educativas à sociedade. Na alta temporada de verão, cresce de forma exponencial a presença de turistas e veranistas em todo litoral gaúcho, o que levou as autoridades a aumentarem o efetivo nessas cidades.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Secretário adjunto da SSP, o coronel Mário Ikeda, destaca a forma conjunta como todos os órgãos estão atuando na Operação. "Estamos atuando em várias frentes de forma integrada, visando sempre à segurança da população gaúcha. Ações preventivas e de conscientização também serão realizadas simultaneamente em praias de norte a sul do estado durante a alta temporada”, reforça.
Participam das atividades servidores da Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS). A BM é responsável pelo policiamento ostensivo, enquanto e a PC segue atuando nas investigações criminais. Os bombeiros reforçaram os atendimentos de emergência e fiscalização, além da atuação de guarda-vidas a beira-mar. O IGP ampliou o atendimento nos postos de emissão de documentos e os serviços de perícia
Já o DetranRS realiza barreiras nas principais vias das cidades litorâneas. A PRF atua em duas frentes, o trabalho de conscientização e a segurança das estradas. A polícia penal também reforçará a atuação nas unidades prisionais litorâneas.