Três pessoas envolvidas em fraudes e golpes durante o período de calamidade pública no Rio Grande do Sul, foram presas nesta quarta-feira (3) no Sudeste do País. Conforme a Polícia Civil, as prisões fazem parte da Operação Dilúvio Moral e ocorreram em Minas Gerais (duas) e São Paulo (uma).
Além dos mandados de prisão, também foram cumpridos quatro de busca e apreensão. Os suspeitos seriam responsáveis pela falsa oferta de gratuidade de antenas “Starlink”, da empresa americana SpaceX, de Elon Musk. Segundo a Polícia Civil, a fraude consistia na criação de uma página na internet simulando o site da empresa.
Na plataforma, as antenas, utilizadas para acesso à internet via satélite, eram oferecidas de forma gratuita. No entanto, os interessados deveriam efetuar o pagamento referente ao frete. Após preenchimento de dados pessoas, os usuários eram redirecionados para uma nova página falsa, simulando a plataforma “Mercado Pago”.
A partir dali, um QR Code era simulado, permitindo o pagamento via Pix. O dinheiro então era transferido para empresas lícitas, usadas como disfarce pelos golpistas. Os presos 24, 20 e 22 anos, respectivamente de MG e SP.
LEIA TAMBÉM