INVESTIGAÇÃO
Depois de armas eslovenas, Denarc apreende carga de maconha no Vale do Sinos
Operações aconteceram em duas cidades nesta quarta-feira
Última atualização: 05/06/2024 20:42
Cinco pistolas de origem eslovena foram apreendidas na madrugada desta quarta-feira em uma casa no bairro Paulista, em Campo Bom. Segundo o Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), o morador armazenava armas para a facção do Vale do Sinos que domina o mercado da droga na maior parte do Estado. Ele não estava na propriedade.
Para confirmar a suspeita, conforme a delegada Ana Flávia Leite, uma equipe passou a monitorar a residência e resolveu entrar, por volta de 1 hora. Os agentes passaram pelo lado de uma piscina e chegaram a um pequeno depósito de madeira. No chão, embaixo de prateleiras com ferramentas, havia uma caixa de papelão fechada. Nela, cinco maletas pretas, cada uma com uma pistola.
As armas, de calibre 9 milímetros, são da marca Arex, da Eslovênia, no leste europeu, e passaram a ser fabricadas há dois anos na cidade de Anápolis, em Goiás. "Ao que sabemos são de boa qualidade, com valor de mercado em torno de R$ 8,5 mil." Segundo a delegada, o armamento aparenta ser novo.
Ela prefere não detalhar se havia alguém na casa, como familiares do suspeito. "A investigação prossegue para identificar e responsabilizar criminalmente o proprietário da residência e os demais membros do grupo."
Tijolos da droga estavam escondidos em caixas de papelão
Em outra operação no Vale do Sinos nesta quarta-feira, por volta das 14 horas, a equipe de Ana Flávia apreendeu 29 quilos de maconha em uma casa no bairro Campina, em São Leopoldo. "Estavam armazenados em caixas de papelão nos fundos da residência", detalha a delegada. Eram 38 tijolos.
"Informações davam conta de que a propriedade estava sendo utilizada para armazenar drogas que seriam distribuídas na região", observa. Não havia pessoas na casa, segundo ela. O Denarc vai tentar prender o dono e comparsas da facção.