NOVO HAMBURGO

Crianças, idosos e pessoas com deficiências são usados como "olheiros" do tráfico perto de escola municipal

Investigação durou oito meses e desencadeou operação nesta sexta-feira

Publicado em: 14/06/2024 13:16
Última atualização: 14/06/2024 13:18

Uma investigação sobre tráfico de drogas nas proximidades de uma escola de Novo Hamburgo teve desdobramentos nesta sexta-feira (14). Após oito meses de apuração, foi desencadeada a Operação Narcos, que totalizou em quatro presos. 

 

Operação Narcos, desencadeada nesta sexta-feira, terminou com a prisão de quatro pessoasPolícia Civil
Operação Narcos, desencadeada nesta sexta-feira, terminou com a prisão de quatro pessoasPolícia Civil
Operação Narcos, desencadeada nesta sexta-feira, terminou com a prisão de quatro pessoasPolícia Civil

Conforme a delegada responsável pela operação, Marina Goltz, da 2ª Delegacia de Polícia da cidade, o crime ocorria perto da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Bento Gonçalves, no bairro Lomba Grande. Ainda segundo a delegada, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiências eram usados como "olheiros" pelos traficantes.

Nesta sexta foram cumpridas seis medidas de busca e apreensão no mesmo bairro, que resultaram na prisão de três suspeitos, encontrados em endereços diferentes. Todos os detidos são homens, sendo dois, de 24 e 41 anos, por tráfico de drogas, e um, de 38 anos, por posse irregular de arma de fogo de uso permitido. Um quarto homem, 27, foi preso por estar foragido por homicídio, mas não estava entre os investigados pela operação desencadeada hoje.

Durante o cumprimento dos seis mandados de busca e apreensão, foram apreendidas porções de cocaína, maconha, pinos e materiais para fracionamento de drogas, munições, dinheiro em espécie, máquina de cartão de crédito e uma espingarda calibre 20.

Questionada sobre como os criminosos convenciam as pessoas a se tornarem "olheiros" para o tráfico, a delegada informou que "ainda está sendo investigado".

Além dos quatro presos, uma mulher responderá a termo circunstanciado por posse irregular de animais silvestres. Em sua residência, foram encontrados quatro aves silvestres sem licença dos órgãos regulamentares (foto abaixo). Os animais apreendidos serão encaminhados para a Secretaria de Meio Ambiente de Novo Hamburgo.

A operação contou com o apoio de delegacias locais e da Guarda Municipal de Campo Bom, que auxiliou com cão farejador.


Operação Narcos, desencadeada nesta sexta-feira, terminou com a prisão de quatro pessoas Foto: Polícia Civil

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas