Daqui exatamente um mês os partidos vão começar a definir oficialmente seus candidatos para as eleições de 2024. Isso porque, de 20 de julho a 5 de agosto, conforme calendário estabelecido na Lei da Reforma Política de 2015, as legendas estarão liberadas para realizarem suas convenções partidárias, eventos que definem os nomes que vão concorrer no pleito deste ano. Após as convenções, as legendas terão até o dia 15 de agosto para formalizar os registros das candidaturas.
Na região, nenhuma legenda confirmou data de convenção, mas nos bastidores alguns nomes já foram lançados como pré-candidatos. Confira o panorama:
Novo Hamburgo
A eleição para a Prefeitura de Novo Hamburgo já conta com ao menos seis pré-candidatos, de acordo com levantamento do Grupo Sinos.
Gustavo Finck (PP)- Dever ter o nome chancelado durante as convenções da legenda para representar o PP nas eleições municipais em 2024. Conforme o parlamentar, que foi candidato a vice-prefeito em 2016 pela Rede Sustentabilidade, a sigla buscará alianças com partidos “que estão dispostos a fazer uma frente de oposição de direita”.
Fufa Azevedo (PT)- Cláudio Renato de Azevedo Filho, o Fufa Azevedo, foi escolhido pelo partido PT para disputar a Prefeitura pelos trabalhadores. Primeiro nome lançado como pré-candidato, Fufa deve compor chapa com a assessora parlamentar Danusa Alhandra do PCdoB.
Tarcísio Zimmermann (PDT)- Ex-deputado federal e ex-prefeito de Novo Hamburgo concorre como pré-candidato pelo PDT.
Raizer Ferreira (PSDB) – Presidente dos tucanos, o vereador foi escolhido para encabeçar chapa a majoritária.
Tânia Terezinha da Silva (MDB)- A ex-prefeita de Dois Irmãos foi confirmada como pré-candidata do emedebista à Prefeitura hamburguense.
Márcio Lüders (União Brasil)- vice-prefeito de Novo Hamburgo e diretor-geral da Comusa, Lüders, afirma que será o pré-candidato à prefeitura hamburgunse pela chamada “terceira via”.
Delegado Zucco (Republicanos)- O deputado estadual confirmou ainda em 2023 a pré-candidatura a prefeito pelo Republicanos. Apontado anteriormente como o nome da frente de centro-direita, que reunia Progressistas (PP), PSDB, PSD e Republicamos o parlamentar desconversou ao ser questionado sobre a candidatura e coligações. “Não há decisão, as convenções serão apenas em agosto”, disse. Fontes ligadas aos partidos afirmam que Zucco estaria disposto a abrir mão de concorrer á majoritária para apoiar a chapa PP, PL, formada pelo progressista, vereador Gustavo Finck e um nome indicado pelos liberais.
Campo Bom
Faltando menos de quatro meses para as eleições, o que se sabe, é que, a disputa promete ser quente na cidade de 69 mil habitantes. No páreo três nomes foram lançados, mas o que chama atenção são os dois ex-secretários estaduais, que já governaram o município que entraram na briga pelo Centro Administrativo.
Giovani Feltes ( MDB)- Surpresa na disputa, o ex-deputado federal e ex-secretário estadual da Agricultura se descompatibilizou às vésperas do fim do prazo legal para as eleições municipais deste ano. Dezesseis anos após encerrar seu terceiro mandado à frente da Prefeitura de Campo Bom (1989/1992 – 2001/2004 – 2005/2008) o emedebista retorna para a disputa municipal. A legenda articula coalizão com o PSDB, que já estaria alinhava, e ao que tudo indica, a coligação atual que dá sustentação ao atual governo municipal (MDB, PDT e PP), será mantida.
Faisal Karam (Republicanos)- Prefeito campo-bonense por dois mandatos (2009/2012-2013/2016), secretário de Obras de Novo Hamburgo (2018) e secretário Estadual da Educação é o pré-candidato à Prefeitura na única coligação que já apresentou chapa completa: Republicanos- PL. O pré-candidato a vice pelo PL é Alex Dias.
Victor Souza (PCdoB) – A Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PCdoB e PV, oficializou a pré-candidatura do vereador em quinto mandato Victor Souza do PCdoB.
São Leopoldo
Nelson Spolaor (PT)- Candidato à sucessão do prefeito Ary Vanazzi, Spolaor já foi prefeito de Sapiranga por dois mandatos, entre 2016 e 2012. Recentemente, ocupou o cargo de Secretário Geral de Governo leopoldense.
Gabriel Dias (PSDB)- O tucano, vereador em primeiro mandato, foi o escolhido pela aliança entre PSDB e Cidadania como pré-candidato à Prefeitura
LEIA TAMBÉM
Hitler Pederssetti (Podemos) – O vereador é o pré-candidato do Podemos ao cargo de prefeito de São Leopoldo.
Heliomar Franco (PL)- O delegado e suplente de deputado federal, Helionar é o pré-candidato a prefeito no grupo da direita (PP, DC, Republicanos, Solidariedade).
- Categorias
- Tags