SEGURANÇA
Compra de voto, boca de urna e agressão: RS tem mais de 65 ocorrências registradas em decorrência das eleições
Informação foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-RS)
Última atualização: 06/10/2024 15:08
Mais de 65 ocorrências foram registradas no Rio Grande do Sul em decorrência das eleições municipais. A informação é da Secretaria de Segurança Pública (SSP-RS) e leva em conta o período entre sexta-feira (4) e às 14h45 deste domingo (6).
ELEIÇÕES: Cármen Lúcia destaca urna "segura e auditável" e pede voto "sem hostilidades"
Entre os casos, destaca-se uma em Balneário Pinhal, no litoral norte. O veículo de um dos candidatos a vice-prefeito de Palmares do Sul foi atingido por um tiro. Já em Santa Maria, uma mesária foi agredida na Escola Castro Alves. A eleitora não aceitou aguardar para votar e agrediu a voluntária com um soco no peito.
Em Bagé, na sexta-feira, dois cabos eleitorais foram flagrados transportando 22 cestas básicas. Os alimentos seriam utilizados para compra de votos segundo a Polícia Civil. Outra situação parecida aconteceu em São João da Urtiga, onde dois candidatos também foram flagrados pelas autoridades entregando envelopes de R$ 5 mil e R$ 7 mil junto ao material de campanha.
Neste domingo, foram 31 ocorrências de boca de urna foram registradas no Estado, em Novo Hamburgo, Machadinho, Gravataí, Sapucaia do Sul, Charqueadas e Guaíba, São Jerônimo, São Vicente do Sul, Pelotas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Tenente Portela, Santa Maria, Porto Alegre, Santo Expedito, Xangrilá, Bom Princípio, Estância Velha, Canguçu do Sul e Cidreira. Em Saldanha Marinho houve campanha fora do horário eleitoral permitido, que terminou às 22 horas de sábado (5).