POLÍCIA
Chevette usado em racha na noite de Natal é apreendido em ação conjunta em São Leopoldo
Veículo foi apreendido na manhã desta sexta-feira (29), em uma casa no bairro Duque de Caxias; ele estava com o licenciamento vencido desde 2021 e tinha mais de R$ 2 mil em multas
Última atualização: 29/12/2023 11:49
O veículo que aparece nas imagens da câmera do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM) realizando manobras proibidas na noite de Natal em São Leopoldo foi apreendido pela Polícia Civil, na manhã desta sexta-feira (29). A ação foi organizada entre agentes da 1ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo e do 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM). As equipes cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, no bairro Duque de Caxias.
A apreensão do veículo foi uma das demandas definidas na reunião extraordinária do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Convocado pelo prefeito, Ary Vanazzi, o encontro aconteceu na quarta-feira (27), e reuniu as forças de segurança do Município para alinhar estratégias para combater as práticas de perturbação de sossego em vias públicas.
O veículo, um Chevette vermelho, 1988, estava com licenciamento vencido desde 2021 e mais de R$ 2 mil em multas. Ele foi apreendido em razão do crime de direção perigosa e o proprietário responderá inquérito policial.
Sobre a apreensão, Vanazzi enalteceu o trabalho integrado das forças de segurança de São Leopoldo. “Os episódios ocorridos durante o Natal não condizem com a cultura de paz e de boas práticas de convivência social. Temos que promover ações duras, pois a cidade não é uma terra sem lei e queremos preservar uma cidade pacífica, cuidando das pessoas. Essa é mais uma das medidas determinadas no encontro extraordinário do GGI. A ação reforça a importância desse trabalho integrado e que isso gera bons resultados. Nosso objetivo é que não ocorram mais problemas como esse”, disse.
Conforme a titular da 1ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo, delegada Cibelle Savi, após o recebimento das imagens, foi instaurado inquérito policial para apuração do crime. “Na noite de ontem (28) solicitamos um mandado de busca e apreensão na casa do suspeito, que foi prontamente deferido pelo Poder Judiciário, em razão da gravidade do ocorrido. A medida visa dar pronta resposta ao desrespeito ocorrido e deixa o alerta de que novos episódios desse gênero não serão tolerados”, enfatizou.
O comandante do 25º BPM da Brigada Militar, tenente-coronel Alexsandro Goi, explicou que o setor de inteligência policial da corporação foi incansável para descobrir os dados do veículo e do suspeito. “Essa demanda era uma das nossas prioridades com forma de dar uma pronta resposta à sociedade leopoldense. Agradeço a juíza Jaqueline Hofler, diretora do Fórum que se sensibilizou com a importância da demanda e foi facilitadora na celeridade do procedimento”, frisou.