INSEGURANÇA

VÍDEO: Câmeras flagram crime contra empresário em avenida movimentada de Novo Hamburgo

Saiba como ladrões estão agindo para entrar nos carros

Publicado em: 08/10/2024 06:40
Última atualização: 08/10/2024 07:04

Câmeras na Avenida Maurício Cardoso, no bairro Hamburgo Velho, flagraram um crime já antigo que vem se intensificando em Novo Hamburgo. Um ladrão usou um aparelho conhecido como “jammer” para bloquear o sistema antifurto, entrou discretamente no carro de um empresário de 69 anos e pegou o celular da vítima, na tarde da última sexta-feira (4).


Empresário sai da picape enquanto suspeito passa do outro lado Foto: Reprodução

“É o telefone pessoal do meu pai, usado também no trabalho. Apesar do transtorno, é triste a gente comemorar que foi só um furto, que não teve uma arma apontada para ele”, relata o filho da vítima, de 35 anos. O empresário foi vítima do que acontece com dezenas de motoristas em áreas movimentadas na região.

Como aconteceu

As imagens mostram quando a vítima desce de uma picape, às 14h43, na frente de uma casa de carnes. Antes de entrar no açougue, já de costas para o veículo, aperta o controle para acionar o alarme e travamento das portas. Não percebe que um homem no entorno, à espera da próxima vítima, aciona um jammer para inativar o sinal. E o mecanismo de segurança não é acionado.

O ladrão abre a porta da picape e vai embora pela movimentada avenida, a pé, colocando um objeto no bolso da calça. “Foram poucos minutos. Meu pai foi comprar um refrigerante e, quando voltou, o celular não estava mais no veículo. Sorte que era o único objeto de valor, que ele tinha deixado no console.”


Suspeito foi flagrado por câmeras na Avenida Maurício Cardoso Foto: Reprodução

“Essa insegurança deixa a gente desnorteada”

Outra vítima, uma jornalista de 44 anos, desabafa: “Essa insegurança deixa a gente desnorteada e revoltada”. O carro dela também foi invadido por ladrão em área movimentada de Novo Hamburgo. Objetos pessoais e de trabalho foram furtados na Rua Carlos Gomes, no bairro Vila Rosa.

“Estacionei para buscar meu filho na escola. Tenho certeza que apertei o controle do alarme e travas. Quando voltei, em poucos minutos, a mochila com o notebook da empresa não estava mais no banco traseiro. Foi também levada a minha carteira com dinheiro e documentos, que eu tinha deixado embaixo do banco do motorista. Menos mal que levei o celular comigo.”

CLIQUE NESTE LINK PARA SE INSCREVER NA NEWSLETTER DO ABCMAIS

O crime aconteceu por volta das 18 horas de 2 de setembro. “Fiquei surpresa que o carro não tinha sido arrombado e que estava destravado. Não sabia desse equipamento que bloqueia o alarme. Passei a tomar mais cuidado, pois é o que nos resta diante de tanto bandido solto e pouco policiamento.”

No mesmo dia, o carro de um professor havia sido furtado na rua. A vítima acrescenta que, seguidas vezes, movimentações suspeitas são percebidas na área, que fica junto ao Centro.

Tenha atenção

Especialistas em segurança orientam sempre verificar se realmente o alarme foi acionado, além de prestar atenção sobre a possível presença de criminosos por perto. “Meu pai não observou isso, mas é complicado, devido à correria do dia a dia e ao próprio movimento da cidade, com ruídos de carros e pessoas por toda a parte”, salienta o filho do empresário.

Veja vídeo:

 

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas