Mais segurança

Brigada Militar apreende quase uma arma por dia em Canoas

Foram três fuzis somente nos primeiros 45 dias do ano; policiamento ostensivo segue reforçado para coibir assassinatos

Publicado em: 22/02/2024 14:55
Última atualização: 23/02/2024 07:46

Quem circulava pela Avenida Santos Ferreira, no início da tarde desta quarta-feira (20), pode observar a abordagem enérgica da Brigada Militar (BM). O motorista levava uma pistola 9 milímetros no carro. Ele acabou preso em flagrante, tendo em vista que tinha a posse, mas não o porte legal de armas, segundo informações do 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

Ação da Brigada Militar na Avenida Santos Ferreira teve perseguição e prisão na quarta-feira (22) Foto: CLEBERSON OLIVEIRA/GES-ESPECIAL

A pistola apreendida na Avenida Santos Ferreira foi 40ª arma de fogo retirada das ruas em 2024. Tudo parte da estratégia da Brigada Militar para conter a violência que assusta a população desde o início do ano.

Somente fuzis, foram três encontrados por Policiais Militares (PMs) em 45 dias do trabalho de contenção da violência organizado pelo comando do 15º Batalhão, aponta o tenente-coronel Clovis Ivan Alves.

“O aumento das apreensões é um reflexo do aumento do policiamento ostensivo em Canoas”, frisa. “Estamos com um efetivo maior e até o nosso pessoal do serviço administrativo permanece nas ruas para combater a criminalidade”, acrescenta.

Ainda segundo o comandante, a Brigada Militar em Canoas tem recebido o apoio pontual de PMs oriundos do 33º Batalhão de Esteio e do 34º de Sapucaia do Sul, além do Batalhão de Choque de Porto Alegre.

“Todo o planejamento de reforço no policiamento, com aumento de abordagens e fiscalização, visa a redução da violência e a prevenção dos crimes dolosos contra a vida”, defende o oficial.

Em números, somente em fevereiro, foram abordadas 7.909 pessoas. A média é de pelo menos 376 pessoas por dia, aponta a BM. Além desse número, já foram 4.367 veículos parados, o que resulta em uma média de 207 por dia.

Quanto as drogas, explica o comandante, foram mais de 20 kg apreendidos nas últimas semanas, entre maconha, crack e cocaína que estavam sendo comercializados nas ruas da cidade.

“Assim como apreendemos armas, estamos apreendendo muitas drogas e entorpecentes durante as abordagens”, conclui o comandante.

Canoas vive desde o início do ano uma nova onda de violência. Foram 23 assassinatos em 50 dias. Somente durante os primeiros 20 dias de fevereiro foram doze homicídios. A média é superior a uma morte a cada dois dias neste mês.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasCanoasPolícia
Matérias Relacionadas