POLÍCIA
Atiradores executaram vítima errada em crime para dominar empresa que alugava máquinas de pegar ursinho de pelúcia
Investigação do crime que aconteceu no Vale do Sinos em novembro do ano passado teve desdobramentos nesta quinta-feira
Última atualização: 19/09/2024 17:20
Quase dez meses após o homicídio de Márcio André Morais, de 43 anos, em Sapiranga, a Polícia Civil cumpriu, na manhã desta quinta-feira (19), três mandados de prisão preventiva referentes ao crime. Um dos homens, o mandante e líder do grupo criminoso, já estava recolhido no sistema prisional.
As outras duas prisões aconteceram em Sapiranga e Araricá. A investigação apontou que, antes do assassinato, eles haviam vigiado o local e prestado apoio aos três executores — que foram presos no mesmo dia do crime, durante a fuga pela RS-239, também em Araricá.
LEIA TAMBÉM: Qual a relação de uma ambulância com a chacina em Rolante? Polícia Civil explica
Segundo o delegado Clóvis Nei da Silva, a intenção do grupo era matar o sócio de uma empresa de montagem e locação de máquinas de ursos e tomar posse do local. Na época, a reportagem apurou que a motivação era o fato de ele não pagar pedágio para a facção.
No entanto, houve um erro na execução. O alvo dos criminosos estava no local junto com Márcio e outros dois homens, mas ele não foi atingido. O delegado não esclareceu qual era a função da vítima no local. Ainda assim, conforme o delegado, eles passaram a atuar no estabelecimento.
CLIQUE NESTE LINK PARA SE INSCREVER NA NEWSLETTER DO ABCMAIS
Durante o cumprimento de três mandados de busca e apreensão, também nesta quinta, foram apreendidos celulares e sete máquinas de bichos de pelúcia. Clóvis Nei ressalta que os equipamentos estavam em um local que funcionava como depósito e oficina.
"Vamos dar continuidade na investigação para encerrar o inquérito", afirma o delegado.
Relembre o crime
O crime aconteceu por volta das 17h45 do dia 28 de novembro de 2023, na Rua Walter Bruno Klein, bairro São Luiz, em Sapiranga. Uma câmera de monitoramento flagrou o momento em que um Citroën C4 prata passa na frente do comércio, onde estava Morais e outro homem. O automóvel vai embora, sem levantar suspeita, e volta.
VEJA MAIS: Polícia descobre o que aconteceu com homem encontrado morto em rua de Portão
O vídeo mostra quando o veículo para, no outro lado da rua, e dois homens descem atirando, um de pistola e outro de fuzil. Morais e o amigo correm para dentro depósito de mercadorias e os matadores fogem no automóvel, com um comparsa ao volante. O corpo da vítima fica no depósito, sobre sacos de brinquedos.
Pouco tempo depois, os três criminosos foram presos no RS-239, em Araricá. Um deles, conforme a Brigada Militar, estava baleado nas costas, mas sem gravidade. Ele teria levado um tiro da vítima. No carro usado na fuga, os policiais apreenderam duas pistolas, um fuzil e farta munição.