Quase dez meses após o homicídio de Márcio André Morais, de 43 anos, em Sapiranga, a Polícia Civil cumpriu, na manhã desta quinta-feira (19), três mandados de prisão preventiva referentes ao crime. Um dos homens, o mandante e líder do grupo criminoso, já estava recolhido no sistema prisional.
As outras duas prisões aconteceram em Sapiranga e Araricá. A investigação apontou que, antes do assassinato, eles haviam vigiado o local e prestado apoio aos três executores — que foram presos no mesmo dia do crime, durante a fuga pela RS-239, também em Araricá.
LEIA TAMBÉM: Qual a relação de uma ambulância com a chacina em Rolante? Polícia Civil explica
Segundo o delegado Clóvis Nei da Silva, a intenção do grupo era matar o sócio de uma empresa de montagem e locação de máquinas de ursos e tomar posse do local. Na época, a reportagem apurou que a motivação era o fato de ele não pagar pedágio para a facção.
No entanto, houve um erro na execução. O alvo dos criminosos estava no local junto com Márcio e outros dois homens, mas ele não foi atingido. O delegado não esclareceu qual era a função da vítima no local. Ainda assim, conforme o delegado, eles passaram a atuar no estabelecimento.
CLIQUE NESTE LINK PARA SE INSCREVER NA NEWSLETTER DO ABCMAIS
Durante o cumprimento de três mandados de busca e apreensão, também nesta quinta, foram apreendidos celulares e sete máquinas de bichos de pelúcia. Clóvis Nei ressalta que os equipamentos estavam em um local que funcionava como depósito e oficina.
“Vamos dar continuidade na investigação para encerrar o inquérito”, afirma o delegado.
Relembre o crime
O crime aconteceu por volta das 17h45 do dia 28 de novembro de 2023, na Rua Walter Bruno Klein, bairro São Luiz, em Sapiranga. Uma câmera de monitoramento flagrou o momento em que um Citroën C4 prata passa na frente do comércio, onde estava Morais e outro homem. O automóvel vai embora, sem levantar suspeita, e volta.
VEJA MAIS: Polícia descobre o que aconteceu com homem encontrado morto em rua de Portão
O vídeo mostra quando o veículo para, no outro lado da rua, e dois homens descem atirando, um de pistola e outro de fuzil. Morais e o amigo correm para dentro depósito de mercadorias e os matadores fogem no automóvel, com um comparsa ao volante. O corpo da vítima fica no depósito, sobre sacos de brinquedos.
Pouco tempo depois, os três criminosos foram presos no RS-239, em Araricá. Um deles, conforme a Brigada Militar, estava baleado nas costas, mas sem gravidade. Ele teria levado um tiro da vítima. No carro usado na fuga, os policiais apreenderam duas pistolas, um fuzil e farta munição.
LEIA TAMBÉM