A unidade da Caixa Econômica Federal na Rua Bento Gonçalves, no Centro de Novo Hamburgo, que estava fechada na metade da manhã desta segunda-feira (11) após criminosos colarem um número falso nos caixas eletrônicos da agência bancária, já havia sido alvo de golpistas há poucos dias.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Conforme o perito da Polícia Federal Dirceu Emílio de Souza, que esteve no local para investigar como foi feita a fraude no caixa eletrônico, esse não foi o primeiro episódio da agência. “É o segundo caso em poucos dias, e os dois têm semelhança. Possivelmente tenha sido o mesmo autor. Vai ser feita a investigação em conjunto para que esses dois casos tenha uma investigação e se chegue ao autor, ou os autores”, afirma Dirceu Emílio de Souza.
LEIA TAMBÉM: Morre assaltante baleado em troca de tiros durante roubo a residência em Estância Velha
O perito criminal explica que a atuação da quadrilha é feita através da instalação de um dispositivo dentro dos caixas eletrônicos para bloquear o cartão do cliente. “Consequentemente, eles colocam também um telefone fake, que é uma central deles, para o cliente poder se comunicar e assim fornecer as senhas para eles poderem fraudar a conta”, esclarece Souza.
No entanto, no caso da agência do Centro, os golpistas não tiveram sucesso, pois a cliente que estava na unidade chamou a polícia, às 11h47 de domingo (10), para verificar a fraude no caixa eletrônico. Segundo a BM, a mulher relatou que foi sacar dinheiro e seu cartão ficou preso no terminal bancário. Por conta do incidente, ela ligou para o número que estava em um adesivo colado no equipamento do banco.
Durante a ligação, a suposta atendente solicitou a senha do cartão, o que fez com que a mulher ficasse desconfiada e desligasse. Posteriormente, ela percebeu que o número estava colado em um adesivo sobre o número verdadeiro da Caixa Econômica.
“Essa já é uma técnica conhecida, que já existe há um certo tempo e está sendo empregada [pelos criminosos]. Já foi até desvendada a quadrilha, mas, consequentemente, essa técnica está sob domínio de outros elementos, e eles estão praticando de novo”, destaca Souza.
CONFIRA: RS-239: Dois acidentes acontecem quase ao mesmo tempo em Novo Hamburgo
Conforme a investigação, o autor colocou o dispositivo no caixa eletrônico ainda na manhã de domingo. “Temos todas as imagens. Agora vamos ter que trabalhar para chegar na pessoa. Mas é questão de dias para conseguir desvendar, assim como aconteceu da outra vez”, garante Souza.
Questionado sobre a incidência desse tipo de crime em outras unidades da Caixa Econômica Federal, Souza afirma que a região toda tem registrado casos. “Eles têm atuado, recentemente, em toda a região”, ressalta.
ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
Perito orienta como evitar cair neste tipo de golpe
Souza orienta que os clientes da Caixa Econômica Federal, ao notarem alguma situação diferente, como o cartão ficar trancado no caixa eletrônico, não devem telefonar para ninguém, a não ser para o 190 da Brigada Militar.
“Não telefone para ninguém. Não forneça dados, senhas, não forneça nada. Pois tem um telefone falso ali e eles vão tentar obter os dados para acessar a conta do cliente. Ligue para a BM, que essa já é uma técnica conhecida e a Brigada já sabe disso”, recomenda o perito criminal.
*Colaborou: Kassiane Michel
LEIA TAMBÉM