Brigada Militar
3º Batalhão de Polícia Militar Novo Hamburgo tem novo comandante
Ten Cel Famoso assumiu o posto que era ocupado por Jacques Peiter Ackerman
Última atualização: 08/01/2024 18:04
O Tenente-Coronel QOEM Jacques Fernando Pires Peiter Ackermann despediu-se na terça-feira (2) do comando do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) Tenente Coronel Travassos, sediado em Novo Hamburgo. Em seu lugar, assumiu o Tenente-Coronel Alexandro dos Santos Famoso, de 44 anos.
Famoso ingressou na Brigada Militar em fevereiro de 1998 e já serviu em Caxias do Sul, Vacaria, Bento Gonçalves, Porto Alegre e Novo Hamburgo. É bacharel em Ciências Militares, especializado em Inteligência, Gestão da Informação e Estratégia, extensão em Criminalística e Medicina Legal, instrutor de tiro, entre outras formações e medalhas.
Foi promovido a 1º Tenente em 18 de novembro de 1998, a Capitão em 4 de dezembro de 2022, a Major em 23 de fevereiro de 2018 e, a Tenente-Coronel no último dia 22 de dezembro.
Primeiras ações
Na manhã desta quarta-feira (3), o Ten Cel Famoso coordenou a Reunião A3 no 3° BPM. Na ocasião, foram analisados os indicadores criminais e alinhadas ações integradas para o município de Novo Hamburgo. O objetivo foi aprimorar continuamente a eficiência nas operações e na formalidade dos procedimentos.
Conforme os dados, Novo Hamburgo apresentou queda em todos os índices criminais em Novo Hamburgo em 2023, comparados a 2022. Os roubos de veículos caíram 26%, número semelhante ao de roubo a pedestres, que reduziu em 28%. Os homicídios foram 6% menores e os roubos a comércios tiveram redução de 2%.
“Avaliamos o mês de dezembro e todo o ano de 2023 e entendemos como um saldo positivo na área da segurança pública em razão desses indicadores, ficou definido o compromisso entre todos os órgãos para continuar a busca para reduzir ainda mais esses números”, disse Famoso.
A reunião contou com a participação da Brigada Militar, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil e Instituto Geral de Perícias.
Despedida
Em nota enviada à imprensa, o agora ex-comandante Jacques Peiter disse que, nos meses em que esteve à frente do Batalhão, o grupo entregou resultados “satisfatórios e expressivos na missão de servir e proteger a sociedade hamburguense”.
“Além disso, contribuímos com a segurança pública de todo o Vale do Rio dos Sinos, como verdadeira tropa reserva fazendo o segundo recobrimento nos diversos eventos regionais. Inovamos na gestão criando o GT3, sistema de gestão que integrou todos na missão”, escreveu.
Ainda sob o comando de Peiter, o 3º Batalhão recuperou 127 veículos que haviam sido roubados ou furtados; realizou 961 prisões; capturou 109 foragidos; e atendeu quase 30 mil ocorrências.