abc+

SEGURANÇA

25º BPM sob novo comando: saiba quais são as prioridades do tenente-coronel Chesani Júnior

Batalhão, com sede em São Leopoldo, atende ainda os municípios de Capela de Santana e Portão e está com novo comandante desde a semana passada

Renata Strapazzon
Publicado em: 04/02/2024 às 14h:43 Última atualização: 04/02/2024 às 14h:52
Publicidade

O 25º Batalhão de Polícia Militar (25º BPM) está sob novo comando. A unidade, com sede em São Leopoldo, e que atende ainda os municípios de Capela de Santana e Portão desde a semana passada é comandada pelo tenente-coronel Flori Chesani Júnior. Ele assumiu o cargo antes ocupado pelo também tenente-coronel, Alexsandro do Nascimento Goi, que estava à frente do 25º BPM desde fevereiro de 2022 e que já assumiu o comando do 24ºBPM de Alvorada.

Tenente-coronel Flori Chesani Júnior, é o novo comandante do 25º BPM



Tenente-coronel Flori Chesani Júnior, é o novo comandante do 25º BPM

Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

Natural de Cruz Alta, Chesani Júnior tem 45 anos, 27 deles atuando na Brigada Militar. Formado pela Universidade de Caxias do Sul, é mestre em Direito e possui diferentes especializações e cursos realizados no decorrer da carreira, entre eles o de polícia comunitária, feito em 2015 em Tóquio, no Japão.

Em sua trajetória militar, já trabalhou como comandante de companhia, chefe de agência regional de inteligência e chefe da assessoria de Recursos Humanos. Antes de ser transferido para o Vale do Sinos, Chesani Júnior atuava como subcomandante do 12º BPM, de Caxias do Sul. Esta, segundo ele, será sua primeira experiência fora da cidade da Serra gaúcha.

Em São Leopoldo, o coronel chega com o desafio de manter os baixos índices criminais. Em 2023, a cidade atingiu queda histórica de crimes, tendo os menores números de homicídios e roubos dos últimos cinco anos. “A meta é tentar manter estes números e, se conseguir baixar, muito melhor”, comenta o coronel, frisando que este é o seu maior desafio à frente do batalhão. Outro objetivo segundo ele, é o de criar o sentimento de pertencimento da Brigada Militar e dos policiais militares com a cidade.

Estrutura

“A sede do 25º BPM flutuou em vários locais, muitas pessoas nem sabem onde a BM está, quero deixar este sentimento, de que todos saibam que aqui é a casa da Brigada”, diz. Desde outubro de 2023, a sede do 25º BPM está localizada no antigo complexo de prédios do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na Avenida Theodomiro Porto da Fonseca, 706, no Centro. “A estrutura é muito boa, já foi um avanço conseguir estas instalações e agora o objetivo é deixar ainda melhor”, conta. Para as melhorias, o coronel diz querer buscar apoio na comunidade por meio de parcerias com empresários.

Companhia da Feitoria deve vir para o Centro

Entre as mudanças que deverão ser feitas na estrutura do 25º BPM pelo novo comandante está a transferência da Companhia da Feitoria para a sede do batalhão, no Centro. Segundo ele, no prédio localizado na Avenida Feitoria deverá ser mantida apenas uma base da BM.

“A ideia é juntar, para criar sentimento de unidade. Com todos os policiais entrando em serviço na sede do batalhão, posso conversar pessoalmente com cada um, ver as necessidades, quais anseios deles”, frisa o coronel.

Na sede, após todas as reformas, o novo quartel terá auditório, com capacidade para 350 pessoas, salas de reuniões, academia, salas de instruções, linha de tiro, refeitório e alojamentos. “Antes de propiciar segurança para o Município, nossos policiais têm que estar bem treinados, bem equipados e num ambiente bom de trabalho”, destaca o coronel.

Foco na inteligência

Para manter os indicadores criminais baixos na cidade, o coronel diz apostar em, pelo menos, dois fatores, que segundo ele são fundamentais: na integração com os demais órgãos de segurança da cidade e também em uma de suas especialidades: a inteligência policial. “Embora tenham suas funções constituídas diferentes, órgãos como a Brigada Militar e a Polícia Civil, por exemplo, convergem para o mesmo objetivo.

Por isso, quero reforçar ainda mais este trabalho em conjunto que já é bastante forte na cidade”, diz.
“Outro ponto é a inteligência policial, tentar se antecipar ao acontecimento, tentar evitar, para isto é importante fazermos um trabalho forte nesta área, saber as coisas que acontecem, onde os crimes estão ocorrendo ou onde há tendência de que ocorram, características de vítimas e autores”, explica.

Para esta semana, o coronel deverá ter agendas de apresentação com representantes da Polícia Civil e do Ministério Público. A cerimônia oficial de passagem de comando ainda não tem data definida, mas deverá ocorrer entre o final de fevereiro e início de março no auditório da Unitec.

Comunidade próxima

Outro objetivo do novo comandante do 25º BPM é aproximar, ainda mais, a comunidade dos policiais e do batalhão. Para isso, alguns projetos deverão ser desenvolvidos já a partir dos próximos meses, como um café da manhã com a imprensa, políticos e empresários da cidade. Além disso, o coronel busca realizar, também, uma ação voltada aos estudantes, tendo como inspiração o Programa de Comissões Internas
de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), que é desenvolvido na Serra.

“Nossa intenção é trazer os alunos da rede escolar para conhecer a BM, para não haver aquela relação de que os pais assustam as crianças com a polícia. Essa proximidade é fundamental para que eles conheçam o ser humano que a gente é. Antes de ser um bom profissional, temos que ser bons seres humanos e o policial é o reflexo da comunidade”, frisa Chesani Júnior.

“Nossa formação hoje é muito mais comunitária, a relação do policial com a comunidade é muito maior, nosso slogan é ‘a força da comunidade’. Por isso, este pertencimento da BM, tentar saber quem são os moradores e esta proximidade entre a comunidade e a Brigada é importante”, completa.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade