A presença de um filhote de tubarão-martelo assustou banhistas que aproveitavam o sábado (6) na praia do Mar Grosso, em Laguna, Santa Catarina. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que o animal é retirado da água por guarda-vidas. Apesar da retirada, o Corpo de Bombeiros catarinense explicou que o tubarão foi devolvido ao mar, mas em águas mais profundas.
FIQUE BEM-INFORMADO: FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
Conforme os Bombeiros, o animal foi avistado nadando entre a zona de surf e de espraiamento. A Polícia Militar Ambiental e o Projeto de Monitoramento de Praias (Bacia de Santos) foram contatados e, após algumas tentativas de levar o tubarão para outra área da praia, ele acabou encalhando na areia. Devido a esse movimento, um pescador, com o auxílio dos bombeiros civis, o retiraram da água e o libertaram do outro lado da rua, no Canal da Barra.
O pesquisador Jules Soto, que atua no Museu Oceanográfico da Univali, disse ao Portal NSC que a forma utilizada pelos guarda-vidas para o resgate foi inadequada. Soto reitera que o tubarão não deveria ter sido retirado da água de forma alguma e alertou para os riscos. “Um tubarão fora da água vai a óbito muito rápido.”
Por fim, o tubarão-martelo, que está ameaçado de extinção, foi visto nadando em direção à boca da barra, não sendo mais avistado pelos Bombeiros e banhistas.
Tubarão-martelo apareceu na praia do Mar Grosso em Laguna, Santa Catarina. Animal foi levado até águas profundas por bombeiros civis.
????Redes Sociais pic.twitter.com/AOYgy83MDt
— Jornal NH (@jornalnh) January 7, 2024
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags